
A elaboração de um calendário anual de feriados com inclusão dos pontos facultativos é o que está solicitando o vereador Yussef Salla ao Poder Executivo, como forma de deixar a população precavida em relação à disponibilização de serviços públicos, principalmente na saúde, evitando que a comunidade fique desassistida.
O pedido foi direcionado às secretárias de Planejamento, Receita e Administração, Camila Campos de Carvalho, e de Saúde, Tatiana da Silva Santos Mattos.
Yussef observou que a divulgação antecipada dessas datas possibilita planejamento adequado das escalas de trabalho e organização das equipes de plantão, garantindo a continuidade dos serviços considerados essenciais como na área da saúde, onde o atendimento à população não pode ser interrompido.
Disse ser uma medida que favorece a transparência administrativa, ao oferecer previsibilidade tanto aos servidores quanto à população, que pode se programar para buscar atendimento nos dias úteis e de plantão.
“A elaboração antecipada, fará com que o atendimento seja marcado com antecedência, sem risco de, na última hora, ter que remarcar devido ao ponto facultativo no serviço público. Isso vai impedir que pacientes se dirijam às unidades de saúde na data em que a consulta está agendada, e tomarem conhecimento de que não haverá atendimento naquele dia em virtude do ponto facultativo, obrigando a remarcar a consulta, causando desconforto e prejuízos às pessoas”, argumentou.
PONTE DE CAPTAÇÃO
Por outro lado, o vereador está solicitando à Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul), a realização de serviços de manutenção da iluminação na ponte de captação de água bruta no Rio Paraguai, em atendimento a reivindicações da própria população que sugere ainda a revitalização desse cartão postal da cidade, inclusive com a utilização de lâmpadas de LED, para realçar ainda mais a beleza do local.
FISCALIZAÇÃO
Ao setor de Fiscalização de Posturas, o vereador pediu fiscalização de trailers inativos na área urbana da cidade, com notificação do proprietário, definindo inclusive aqueles que estão dentro da legalidade e quais devem ser removidos pela própria Prefeitura, inclusive com a elaboração de uma lista dos que estão ativos.