
Após amplo debate na segunda-feira, 1º, em torno das atuais condições da estrutura da ponte sobre o Rio Paraguai, na região do Porto Morrinho, na BR – 262, os vereadores Matheus Cazarin e Yussef Salla estão cobrando informações detalhadas referentes às obras programadas, cuja licitação ocorre nos próximos dias, bem como relatório das intervenções já realizadas.
Na sessão de ontem, terça-feira, 2, Cazarin apresentou um requerimento em regime de urgência, assinado também pelo vereador Yussef Salla, direcionado à Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Seilog), por meio da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul), solicitando cópia integral de todo o processo administrativo referente aos serviços.
Informaram que o pedido se faz necessário para fins de transparência, fiscalização e acompanhamento das obras na ponte que é considerada estratégica para o desenvolvimento regional e para a segurança de motoristas e pedestres.
O pedido abrange especificamente cópias dos estudos técnicos preliminares; projetos completos das intervenções, em todas as suas etapas; planilhas orçamentárias detalhadas, contendo valores globais, cronogramas e medições, se houver.
Solicitou ainda um relatório completo de todas as intervenções já realizadas anteriormente na ponte, contendo datas, escopo dos serviços executados, responsáveis técnicos e eventuais medições e custos registrados.
“O acesso aos documentos permitirá analisar a adequação técnica, o planejamento, os custos e a conformidade dos procedimentos adotados pelo Poder Público, conforme as competências fiscalizatórias desta Casa de Leis”, citam na justificativa.
ÁGUA POTÁVEL
Por outro lado, o vereador Matheus Cazarin está sugerindo ao prefeito Gabriel Alves de Oliveira e à Fundação de Meio Ambiente do Pantanal, a realização de estudo de viabilidade para implantação de bebedouros públicos de aço inoxidável em pontos estratégicos para assegurar mais conforto para a população corumbaenses e turistas que visitam a cidade.
A sugestão é que estes bebedouros sejam instalados em locais de grande circulação de pessoas como no Jardim da Independência, Praça da República, Porto Geral e Complexo Poliesportivo da Porto Carreiro, com estrutura adequada para que pessoas e animais possam utilizar, semelhante aos existentes na cidade de Bom Retiro, em Santa Catarina.
Disse que o equipamento visa proporcionar água potável de qualidade à população, principalmente a locais de grande circulação; hidratar e amenizar o calor intenso na cidade, bem como atender animais que circulam com seus tutores, contribuindo para o bem-estar animal.