
Os vereadores Samyr Sadeq Ramunieh e Matheus Cazarin estão cobrando vistoria técnica e avaliação detalhada da estrutura do antigo Edifício Farjalla Anache, localizado na Rua Delamare entre as ruas 15 de Novembro e 7 de Setembro, onde funcionava o Cine Anache.
Trata-se de um prédio histórico de 12 andares, um dos mais antigos da cidade, e que abrigou o Cine Anache, interditado em 2011 pela Justiça de Corumbá. A reabertura só ocorreria após obras de reforma e apresentação de laudos técnicos atestando a segurança e condições de moradia do local, cabendo aos condôminos a execução das reformas necessárias.
Na época, a medida foi tomada após análise de laudos do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Crea (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura), que fizeram parte do processo.
Ontem, durante sessão ordinária da Câmara, Samyr e Cazarin apresentaram um requerimento em regime de urgência, solicitando providências por parte da Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil, no sentido de realizar vistoria de toda a estrutura, evitando problemas como quedas de pedaços de concreto em cima de veículos, podendo atingir pedestres.
No documento direcionado à Defesa Civil, os vereadores citam relatos de pessoas que transitam pelo local e motoristas que já tiveram seus veículos atingidos por pedaços de placas de concreto, um indicativo de que a estrutura ou o revestimento está em risco, e que é necessária intervenção imediata.
Afirmaram que “ignorar esses sinais pode levar a danos estruturais mais graves ou até mesmo a desabamentos”, e que por isso mesmo é necessária uma vistoria em toda a estrutura do prédio, uma avaliação detalhada da situação, como forma de prevenir que algo mais grave possa acontecer, inclusive desabamentos”.