A instalação de sistema de energia solar na Santa Casa e Maternidade de Corumbá foi sugerida pelo vereador Haroldo Cavassa, durante sessão ordinária da Câmara Municipal. Ele acredita isso vai representar uma redução dos valores das contas de energia elétrica “eu hoje apresentam somas vultosas e impagáveis”.
A sugestão foi direcionada aos secretários Rogério dos Santos Leite, de Saúde, e Luiz Henrique Maia de Paula, de Finanças e Gestão, bem como à Junta Interventora do Hospital de Corumbá. Cavassa requereu a estas autoridades, que sejam feitos estudos técnicos orçamentário, visando implantação do sistema.
“Isso representará uma redução dos valores das contas de energia elétrica tanto do Hospital como da Maternidade de Corumbá. Todos nós sabemos que a dívida é vultosa, impagável, que vem se acumulando ao longo dos anos, colocando as instituições hospitalares em situações de inadimplência, com difícil equilíbrio orçamentário e financeiro”, acentuou. “Isso em contar que, além de economia, a energia solar possui baixo impacto ambiental, é renovável, limpa e sustentável”, completou.
Escadinha
Por outro lado, também durante sessão da Câmara, Haroldo Cavassa solicitou informações a respeito dos serviços que estão sendo executados na escadinha da Rua Quinze de Novembro, bem como o cronograma atualizado da obra. A solicitação foi direcionada às pastas de Infraestrutura e Serviços Público, e de Cultura e Patrimônio Histórico, com cópia ao prefeito Marcelo Iunes.
Já à direção da Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat), Haroldo sugeriu a realização de campanhas educativas no sentido de orientar os motoristas e motociclistas sobre as regras de circulação em rotatórias.
O vereador informou que é “preciso melhorar o fluxo e segurança no trânsito da cidade, diminuindo os riscos de acidentes nas rotatórias e garantindo a fluidez dos veículos sem a necessidade de espera dos semáforos”, comentou, lembrando que, apesar de ser um importante instrumento viário, “muitos motoristas e motociclistas ainda desrespeitam as regras de circulação nas rotatórias”.
Limpeza
Em outras solicitações do vereador, direcionadas à Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, Haroldo Cavassa solicitou serviços de limpeza, roçada de matagal, retirada de galhos e demais entulhos do Parque Marina Gattass, um pedido feito pela própria comunidade que frequenta o local, e que tem reclamado da falta de manutenção de um dos pontos turísticos da cidade.
O mesmo pedido foi feito em relação aos cemitérios Santa Cruz e Nelson Chamma. “Estamos nos aproximando do Dia dos Finados e é preciso manter a limpeza desses locais para atender as famílias que vão prestar suas homenagens aos seus entes queridos”, argumentou.