A construção de quiosques padronizados e plantio de mudas de ipês na Orla Portuária de Corumbá, estão sendo solicitadas pelo vereador Haroldo Cavassa, no sentido de garantir melhor estrutura e qualidade no atendimento aos turistas e às famílias da região que visitam o espaço, apontado como um dos mais belos cartões postais do maior município pantaneiro.
Durante sessão da Câmara, Haroldo sugeriu a elaboração de um projeto visando a construção de cinco quiosques padronizados, de madeira ou alvenaria, que vai permitir dotar o espaço de estrutura adequada para atendimento com qualidade, além de possibilitar a geração de emprego e renda.
“Os quiosques são importantes para assegurar maior estrutura na região da Orla Portuária, melhoria no atendimento às pessoas que visitam o local, além de promover geração de emprego e renda no nosso município. Vai abrir novas frentes de trabalho e oportunidades ao empreendedorismo, divulgando cada vez mais as peculiaridades da região pantaneira e fronteiriça, por meio da culinária, artesanatos, costumes e tradições”, enfatizou.
O pedido foi direcionado ao secretário de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Luciano Aguilar Rodrigues Leite, e à diretora-presidente da Fundação de Turismo do Pantanal, Elisângela Sienna da Costa Oliva.
Já à diretora-presidente da Fundação de Meio Ambiente, Ana Cláudia Moreira Boabaid, Haroldo solicitou estudos de viabilidade para o plantio de mudas de ipês em toda a extensão da Orla. “É uma área turística de nossa cidade que recebe diariamente um grande número de visitantes. Dessa forma, esse projeto de arborização seria de grande importância, beneficiando não só o meio ambiente, mas oferecendo um atrativo na identidade e embelezamento visual da Orla Portuária”, reforçou.
Infraestrutura
Por outro lado, ainda durante sessão da Câmara, Haroldo Cavassa solicitou ao secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Ricardo Ametlla, o recapeamento asfáltico da Rua República da Bolívia, entre as ruas Dom Aquino e Cuiabá, no Bairro Dom Bosco, bem como a reforma ou reparos na calçada na Rua 15 de Novembro, em frente à Maternidade de Corumbá, no centro. Esse último pedido foi direcionado também ao secretário de Saúde, Rogério dos Santos Leite.
Ao diretor da Agência Municipal de Trânsito e Transportes (Agetrat), Alexandre Vasconcellos, o vereador solicitou informações sobre o itinerário da linha Guanabara, que atende o Jardinzinho. Haroldo informa que o ônibus não chega ao ponto final, parando cinco quadras antes, com os moradores concluindo o percurso a pé.
Outro pedido à pasta está relacionado à implantação de redutor de velocidade na Rua Geraldino Martins de Barros, entre a Rui Barbosa e Pedro de Medeiros, no Centro América. A solicitação visa garantir maior segurança às pessoas que frequentam o Centro Popular de Cultura, Esporte e Lazer ‘Nação Guató’.
Comércio
Um projeto de marketing para ser desenvolvido em parceria pela Prefeitura Municipal e Associação Comercial de Corumbá, foi sugerido pelo vereador Haroldo Cavassa, no sentido de que seja possível planejar e executar campanhas de venda como forma de promover, alavancar e fortalecer o comércio local. O pedido foi dirigido ao secretário Luciano Leite.
“Estamos fazendo esta sugestão no sentido de atender os anseios dos comerciantes de uma forma geral, para aumentar as vendas”, explicou. Conforme o vereador, diante da crise atual, “é necessário um comportamento ativo em marketing com criação de campanhas de vendas por parte dos lojistas, em parceria com o Poder Público”, continuou.
Haroldo acredita que o projeto de cooperação vai permitir promover o comércio local, gerar emprego e renda, criação de novas oportunidades de negócios e, consequentemente, vai refletir no fortalecimento da economia e na arrecadação tributária municipal.