A realização de uma campanha de conscientização visando despertar uma mudança de comportamento de feirantes e consumidores, é o que está sugerindo o vereador Daniel Brambilla à Prefeitura, no sentido de mudar o visual das feiras livres, mantendo os espaços limpos durante e após o encerramento das atividades.
A iniciativa foi por meio de um requerimento endereçado à diretora-presidente da Fundação do Meio Ambiente do Pantanal, Ana Cláudia Moreira Boabaid. No documento o vereador pede informações sobre ações nesse sentido, para evitar o acúmulo de lixo espalhado pelas ruas, durante e após o encerramento de cada feira.
“É notório o grande acúmulo de lixo que observamos durante a realização das feiras em nossa cidade, tornando estes locais sujos e até mesmo perigosos, chegando ao absurdo de, inclusive, despejarem óleo de frituras diretamente no solo de forma indiscriminada”, destacou em sua justificativa.
Daniel citou que existem vários ações que podem ser desenvolvidas para minimizar o impacto social negativo desse comportamento, como por exemplo: distribuir sacos de lixo para a coleta do material dispensado para os feirantes; abordar os feirantes para explicar a importância de manter o espaço utilizado limpo (conscientização); explicar a necessidade de utilizar os contêineres para o descarte adequado do lixo; multar conforme a gravidade da infração após notificação; multar em dobro primeira reincidência e revogar a permissão de uso, cancelando a matrícula, segunda reincidência.
“É preciso também fazer uma campanha com os consumidores no sentido de evitar o descarte inadequado do lixo produzido nestes locais, mantendo a limpeza durante a realização das feiras, o que tornará o espaço mais agradável, limpo”, continuou.
“Todos se beneficiarão do resultado destas ações, pois além do ato de cidadania, de ajudar a manter a cidade limpa, o feirante pode evitar, inclusive, de pagar multa pelo ato”, concluiu.