As obras de requalificação da Rua Cabral, no centro de Corumbá, foram executadas em 2019. Apesar do pavimento ter pouco mais de três anos, já surgiram problemas que causaram preocupações na cidade e, ontem, segunda-feira, 13, o assunto voltou a ser debatido na Câmara Municipal de Vereadores.
Na oportunidade, o vereador Manoel Rodrigues apresentou um requerimento direcionado ao secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Ricardo Ametlla, solicitando a realização de serviços necessários para a recuperação do pavimento asfáltico da via, no trecho entre as ruas Geraldino Martins de Barros e Antônio João.
Manoel ressaltou que o trecho apresenta muitas dificuldades de tráfego, e que é preciso intervenção do Poder Executivo para recuperar a via, minimizando riscos de acidentes, inclusive.
MAIS SERVIÇOS
Também para melhorar as condições de trafegabilidade, o vereador fez uma série de solicitações ao titular da pasta de Infraestrutura. Entre elas estão a recuperação do pavimento asfáltico da Rua Marechal Floriano entre as ruas Gonçalves Dias e Monte Castelo, no Bairro Aeroporto; restauração e manutenção de calçamento com lajotas e pedras bruta na Rua Poconé, esquina com Avenida Rio Branco, ao lado do Campus Pantanal da Universidade Federal.
Reivindicou também a recuperação da ladeira pavimentada com paralelepípedos em toda sua extensão, localizada na Rua 21 de Setembro, entre a Rua 13 de Junho e a igreja São Pedro, no Bairro Cervejaria; do pavimento em lajotas sextavadas existente na Rua Delamare, a partir da Rua Firmo de Matos, no centro.
Outras solicitações foram a construção de calçada na Rua Pedro de Medeiros, entre as ruas Quinze de Novembro e Geraldino Martins de Barros, Bairro Popular Velha, importante ferramenta acessibilidade para os pedestres, sobretudo aos cidadãos portadores de deficiência, que são obrigados a trafegar pela via, correndo riscos de atropelamentos.
LIMPEZA
Por outro lado, Manoel Rodrigues está reivindicando a realização de um mutirão de limpeza e remoção de vegetação do canteiro central, situado na rua Antônio João, entre as ruas América e Colombo, no centro, para deixar a cidade mais limpa e eliminar locais propícios para proliferação de insetos e animais peçonhentos, causadores de doenças, bem como permitir melhor visibilidade para condutores de veículos que trafegam pela via.
Requereu também mutirão de limpeza e remoção de vegetação em torno de estabelecimentos municipais de ensino existentes no Bairro Cristo Redentor. Explicou que, com as últimas chuvas, as unidades ficaram cheias de lixo e mato alto, podendo ocasionar proliferação de ratos, animais peçonhentos e mosquitos causadores de doenças como a dengue.