O vereador Haroldo Cavassa reforçou na sessão da última terça-feira, 30 de junho, a necessidade da execução de obras de recapeamento asfáltico da Rua Afonso Pena, no Bairro Universitário, para melhorar as condições de tráfego e possibilitar maior segurança no trânsito.
A solicitação foi feita por meio de um requerimento em regime de urgência endereçado ao secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Ricardo Ametlla, com cópia ao prefeito Marcelo Iunes.
Ele explicou que o trecho da Afonso Pena entre a Rua Eugênio Cunha e a Avenida Nossa Senhora da Candelária, se encontra em condições precárias e a recuperação do pavimento vai dar maior segurança aos motoristas que acabam fazendo manobras devido aos buracos, bem como para as pessoas que transitam na região.
Em outro requerimento direcionado à mesma pasta, o vereador pediu um conjunto de ações como limpeza; readequação de galeria pluvial e colocação de tampa ou proteção na boca de lobo; nivelamento e lajotamento da Ladeira Dona Emília, da Rua Mariano Cavassa até as margens do Rio Paraguai, no Bairro Beira Rio.
“A solicitação visa atender as necessidades e interesses dos moradores que reclamam do descaso do poder público com a referida área. Em dias de calor e tempo seco, eles sofrem com a terra e poeira, e em dias de chuva, com o acúmulo de água e formação de valetas de profundidade significativa”, justificou, lembrando o problema da boca de lobo que está sem tampa, pode causar acidentes principalmente com as crianças e idosos.
Outro pedido foi para a realização de limpeza, remoção de entulho e galharia existentes na esquina da Rua Albuquerque com a Nossa Senhora da Candelária, como forma de melhorar o visual da entrada da cidade, bem como evitar surgimento de focos de doenças, principalmente da dengue, causadas pelo mosquito Aedes aegypti.
A mesma solicitação foi feita para atender a comunidade do Bairro Centro América. Segundo Haroldo, existe muito lixo e entulho acumulados na Rua Fernando de Barros com a Barão do Melgaço e com a Albuquerque, que podem ser prejudiciais à saúde do ser humano.
Trânsito
Haroldo Cavassa, durante sessão da Câmara, pediu ao diretor da Agência Municipal de Trânsito e Transportes (Agetrat), Lúcio André Messias de Barros, a intensificação na fiscalização e realização de campanha de educação e conscientização das leis de trânsito em Corumbá.
“Em tempos de dengue e pandemia do coronavírus, o trânsito é outro problema que preocupa em nosso munícipio, e não é necessário muito esforço para vermos situações de desrespeito e abuso de motoristas, motociclistas e até mesmo pedestres no trânsito. O número elevado de acidentes, a gravidade e incidência, inclusive com vítimas fatais, crescem diariamente, e é preciso fazer algo para conter esse problema”, observou.
À mesma pasta, o vereador pediu a instalação de uma placa de sinalização de trânsito "PARE" em um dos sentidos do cruzamento das ruas República do Paraguai e Dom Pedro II, no Bairro Popular Nova. “A ausência de sinalização acaba dificultando o tráfego, já que os motoristas ficam sem saber qual é a via preferencial, o que pode causar acidentes”.
“Por isso estamos recomendando a instalação da placa no cruzamento minimizando a possibilidade de colisões no local, permitindo maior segurança aos condutores e pedestres que transitam no trecho que integra o anel viário e conta com um grande fluxo de veículos, inclusive de grande porte”, concluiu.