O vereador Alexandre Vasconcellos reiterou requerimento apresentado em 2021 e voltou a pedir a implantação de um Polo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) em Corumbá.
A reivindicação foi feita ontem, segunda-feira, 13, durante sessão ordinária da Câmara, oportunidade em que o vereador ressaltou a importância de a maior cidade pantaneira ser contemplada com uma unidade, ampliando a demanda de cursos superiores na região.
NA sessão, Alexandre fez a solicitação ao reitor da UEMS, Laércio Alves de Carvalho, bem como ao secretário de Estado de Educação, Hélio Queiroz Daher. Citou que, hoje, 15 cidades contam com Unidades Universitárias da UEMS (Amambai, Aquidauana, Cassilândia, Campo Grande, Coxim, Dourados, Glória de Dourados, Ivinhema, Jardim, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba e Ponta Porã).
Observou que, recentemente, ficou definida a implantação de uma extensão da UEMS na cidade de Sidrolândia, sendo a 16ª cidade contemplada. Disse que, inicialmente, serão sete cursos presenciais e três semipresenciais.
“Corumbá está distante 432 quilômetros da capital. Sabemos que as vagas no Campus Pantanal da Universidade Federal não suprem toda a demanda da população. É louvável que mais universidades públicas se instalem na cidade, dando assim mais oportunidades de qualificação aos nossos jovens”, acrescentou.
CAPS AD
Na mesma sessão, Alexandre pediu informações à Prefeitura de Corumbá, referentes ao recurso para a construção do Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS ad), unidade III, responsável pelo atendimento a pessoas que lutam diariamente contra o vício para conseguirem manter sua saúde em dia, vida social e profissional equilibradas. A solicitação foi feita ao secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Ricardo Campos Ametlla, com cópia a secretária Municipal de Saúde, Beatriz Silva Assad.