A realização de estudos em torno da possibilidade d formação de equipes multidisciplinares compostas por psicólogos e assistentes sociais nas salas de aula da Rede Municipal de Ensino, é o que está sugerindo o vereador Yussef Salla, para desenvolvimento de um trabalho socioeducativo com as crianças e adolescentes.
A iniciativa foi por meio de um requerimento direcionado ao prefeito Marcelo Iunes e ao secretário Genilson Canavarro de Abreu, de Educação, dentro do estabelecido pela Lei Federal 13.935, de 2019, que dispõe sobre os serviços.
“A Lei diz que as escolas das redes públicas de educação básica contarão com serviços de psicologia e de assistência social para atender às necessidades e prioridades definidas pelas políticas de educação, por meio de equipes multiprofissionais, que deverão desenvolver ações para a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem”, argumentou.
PESSOA COM DEFICIÊNCIA
Por outro lado, Yussef está buscando junto aos secretários Eduardo Aguilar Yunes (Gestão e Planejamento) e Luiz Henrique Maia de Paula (Orçamento), revisão dos processos seletivos em andamento na Escola de Governo, para que sejam obedecidas as determinações da legislação federal vigente (artigo 37 Inciso 8° da Constituição Federal), como também a própria Lei Municipal N° 139/ 2010, que reservam cinco das vagas para pessoas com deficiência.
PERÍCIA MÉDICA
Por outro lado, o vereador está solicitando ao diretor adjunto da Agência de Previdência Social do Mato Grosso do Sul (AGEPREV–MS), Selmo Cassimiro da Silva, bem como à diretoria de Perícia Médica, Neusa Bolzan Venega, a descentralização das perícias médicas de servidores públicos estaduais, para que o serviço seja disponibilizado em cidades como Corumbá.
Explicou que, quando as perícias são necessárias, servidores estaduais residentes em Corumbá, por exemplo, são obrigados a se deslocar até Campo Grande, o que acaba sendo um impecílio para aquelas pessoas que não estão em condições de locomoção até a capital do Estado.
PASSARELA ELEVADA
Em outro requerimento, o vereador solicitou ao diretor da Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat), Paulo André de Araújo Júnior, e ao Secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Ricardo Ametlla, a instalação de uma passarela elevada de pedestre na Rua Cabral, em frente ao Centro de Especialidades Médicas (CEM).
O pedido se deve ao fato do intenso tráfego de veículos na via, e a passarela elevada vai fazer com que os motoristas não trafeguem em velocidade acima do permitido, colocando em riscos as pessoas que buscam atendimento médico no CEM, bem como moradores e comerciantes da região.