A criação de um programa de prevenção ao uso de entorpecentes nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Corumbá, é o que está propondo o vereador João Mário, por meio de um Projeto de Lei apresentado esta semana na Câmara.
A iniciativa do vereador prevê a instituição do Programa Viver Livre sem drogas, cujo objetivo principal é prevenir o uso de entorpecentes entre os jovens, oferecendo maior amplitude e publicidade ao tema, como maior conhecimentos sobre os tipos de entorpecentes, demonstrando os riscos e consequências que eles oferecem a saúde.
Cita ainda a importância de desenvolver, por parte das escolas, atividades e projetos que envolvam a comunidade para a conscientização sobre o risco do uso de drogas; incentivar aos jovens o estudo do tema, a fim de evitar o consumo; promover a publicidade de programas de auxílio aos dependentes de entorpecentes, com o objetivo de oferecer apoio a recuperação.
Prevê ainda promoção de palestras e vídeos a respeito dos riscos e consequências do uso de drogas, e estimular o desenvolvimento pessoal dos jovens por meio de projetos comunitários, oferecendo uma oportunidade para se automotivar.
“Precisamos prevenir o uso de entorpecentes, iniciando o ensino sobre o tema desde o ensino fundamental, por meio de cartilhas, atividades, vídeos, envolvimento com a comunidade, bem como a conscientização sobre os riscos e consequências do uso, para que desde logo os jovens possam compreender o perigo que as drogas trazem”, explicou, citando que o envolvimento comunitário poderá dar amplitude ao tema até mesmo para pessoas que não frequentam a escola, que fazem uso de entorpecentes e estejam precisando de ajuda.
Programa Federal
Por outro lado, João Mário apresentou também durante sessão da Câmara, uma indicação direcionada ao prefeito Marcelo Iunes, sugerindo a apresentação de Um Projeto de Lei de iniciativa do Poder Executivo, visando a implantação do programa “Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa”, criado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, por meio da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa.
Lembrou que a iniciativa tem por finalidade, estabelecer serviços, ações, programas e projetos de diversas políticas públicas, a serem desenvolvidos no município, com foco no envelhecimento ativo, saudável, sustentável e cidadão da pessoa idosa.
Ramão Gomez
Outra indicação do vereador, dirigida ao deputado estadual Evander Vendramini, trata da busca de soluções junto aos órgãos competentes, em relação à administração da Rodovia Ramão Gomez, que foi federalizada, e necessita de serviços de manutenção.
“Hoje, a rodovia não é de responsabilidade do Município e a minha proposta é que volte ser administrada pelo Município, para que possa receber os serviços adequados, principalmente iluminação pública, uma preocupação para quem passa pela região à noite, correndo riscos de assaltos, e até mesmo de atropelamentos, já que muitos pedestres passam pelo local após o anoitecer”, reforçou.