O vereador Nelsinho Dib está pedindo informações à Prefeitura Municipal sobre o estoque existente atualmente de tiras reagentes de medida de glicemia nos Centros de Distribuição de Insumos e Medicamentos, ligados à Secretaria Municipal de Saúde, para a disponibilização a pacientes portadores e diabetes, atendidos pelo SUS.
A solicitação foi feita durante sessão do Poder Legislativo tendo em vista que há informações de que o insumo está em falta na cidade já há três meses. O pedido foi feito ao secretário de Saúde, Rogério dos Santos Leite, com cópia ao prefeito Marcelo Iunes.
“Temos informações de pacientes com diabetes que necessitam desse insumo, mas que não estão disponíveis nas Unidades de Saúde de Corumbá. Isso nos deixa preocupado, principalmente pelo fato de que pessoas com diabetes, estão mais expostas à Covid-19”, observou.
“Sabemos que a Secretaria de Saúde está focada no combate à Covid, mas, é preciso atenção também aos demais males que exigem também alta prioridade. Para isso, não se pode deixar faltar, em instalações de saúde, nenhum tipo de insumo ou medicamentos necessários ao combate, atenuação ou tratamento dessas doenças que afligem nossa população”, reforçou.
INFORMAÇÕES
Nelsinho Dib está também pedindo ao titular da pasta de Saúde do Município, bem como ao presidente da Junta Interventora da Associação Beneficente Corumbaense, Adriano Antônio Pires, para que sejam encaminhadas à Câmara de Corumbá, relatório contendo a relação completa de funcionários lotados na Santa Casa sob qualquer vínculo empregatício, citando a função desempenhada e as respectivas remunerações
Conforme ele, as informações são importantes para que a população saiba como estão sendo aplicados os recursos públicos destinados à Santa Casa de Corumbá, por conta da intervenção, o que reforça ainda mais a “necessidade da instalação do Portal da Transparência’, além de atender os vereadores que integram a Comissão de Saúde que precisam estar cientes das questões referentes ao hospital”, ressaltou.
RECURSOS MINERAIS
Um outro pedido feito à Prefeitura é referente aos valores mensais e a totalização anual referente à Compensação Financeira Pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM), recebidos pelo Município nos Exercícios Fiscais de 2016, 2017, 2018, 2019 e 2020, decorrentes de explorações minerarias n a região.
Pediu também informações à Secretaria Municipal de Finanças e Gestão, por meio do seu Setor Tributário, sobre como tem sido executado, ano a ano, os acompanhamentos fiscais relativos às informações registradas pelas empresas minerarias que atuam no município, visando confirmar e manter a consonância, com as informações passadas por essas empresas ao DNPM.
“São informações que precisamos estar acompanhando, além de subsidiar as comissões específicas dessa Casa de Leis, gerando transparência”, citou, lembrando que “isso foi feito em mandato anterior, pela Prefeitura, resultando em uma diferença substancial em desfavor aos cofres municipais, o que acabou em judicialização para se tentar resolver tais pendências”, completou.
INFRAESTRUTURA
Por outro lado, o vereador reivindicou ao secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Luiz Fernando Moreira, a recuperação da Rua Minas Gerais, entre as ruas Edu Rocha e 21 de Setembro, no Bairro Popular Nova, para melhorar as condições de tráfego.
Pediu também a limpeza, pintura e iluminação no ponto de ônibus da praça do Bairro Popular Nova, no cruzamento das ruas Minas Gerais e 21 de Setembro. Reivindicou ainda estudos para execução de um projeto de urbanização e paisagismo no local, em atendimento a solicitações dos moradores.