A efetiva implantação da 2ª Delegacia de Polícia Civil em Corumbá foi a solicitação feita ontem, segunda-feira, 5, pelo vereador Chicão Vianna, como forma de garantir mais segurança à população, desafogando o trabalho da 1ª Delegacia de Polícia, a única existente na cidade.
Ao apresentar a indicação direcionada ao secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, Antonio Carlos Videira, Chicão lembrou que a 2ª já foi criada em Corumbá, por meio do decreto estadual 12.218, de 28 de dezembro de 2006, inclusive com a disponibilização de um imóvel por parte da Prefeitura Municipal para sua instalação, localizado na Rua Ciríaco de Toledo, 3767, Bairro Popular Nova.
“É uma necessidade já que, atualmente, todo atendimento é concentrado na 1ª Delegacia de Polícia que, em 2022, registrou mais de 5.700 Boletins de Ocorrência, quase o dobro dos números de registros das 1ª e 2ª Delegacias de Ponta Porã, por exemplo, onde foram registrados 3.668 Boletins de Ocorrência”, citou o vereador. “Logo - continuou, a implantação de uma 2ª DP em nossa cidade é uma medida que trará inúmeros benefícios à população, tornando as investigações mais céleres em decorrência do ‘desafogamento’ da 1ª DP”.
Na época da criação, em 2006, a Prefeitura disponibilizou um imóvel para instalação dessa segunda delegacia de polícia civil na cidade, para atender o decreto do estado. Chicão citou que o imóvel, atualmente, está subutilizado, aguardando melhor destinação pública.
“Sendo assim, além de trazer maior celeridade aos processos desempenhados pela Polícia Civil da nossa cidade, a instalação da 2ª DP na pare alta disponibilizará maior facilidade de acesso daquela população aos serviços oferecidos pela Polícia, e os custos para instalação seriam mínimos, visto que já existe um imóvel à disposição, e os recursos materiais podem ser divididos com a 1ª DP, além do efetivo que também pode ser dividido entre as duas unidades”, enfatizou.
SANTA CASA
Por outro lado, na mesma sessão, o vereador pediu ao presidente da Junta Interventora da ABC, o que encaminhe à Câmara, a relação de funcionários e seus respectivos proventos dentre os anos de janeiro de 2022 até a presente data.
“São informações importantes e que não constam no portal da Santa Casa de Corumbá e, por ser uma instituição regida por recursos públicos, a instituição deve obedecer aos princípios da administração pública, dentre eles, o princípio da publicidade. Motivos pelos quais estou requerendo o envio de dessas informações”, justificou.
Ainda em relação à Santa Casa, Chicão Vianna voltou a solicitação adoção de providências cabíveis e urgentes em relação ao Portal de Transparência do hospital. O pedido foi direcionado ao Procurador Geral do Município e, conforme o vereador, ao acessar o site da instituição, as informações não são completas, como folha de pagamento.
Lembrou que a falta de transparência foi justamente um dos temas abordados na audiência do dia 17 de março de 2022 na Vara de Fazenda Pública de Corumbá, onde estavam presentes os representantes dos municípios de Corumbá, Ladário; do Governo do Estado, e do Ministério Público visando debater a situação calamitosa da Santa Casa.
“Mesmo após a mudança na Junta Interventora, que foi acordada nessa audiência, a administração da ABC não vêm cumprindo com seus deveres em respeito aos princípios da administração pública, sendo um dos principais, o da publicidade. Por isso mesmo estamos pedindo providências necessárias para o cumprimento dos princípios administrativos pela Junta Interventora da ABC, tendo em vista que a Santa Casa é gerida principalmente por recursos públicos”, justificou.