O aumento de casos de dengue em Corumbá tem preocupado as autoridades locais, principalmente com grande número de pessoas que buscam atendimento nas unidades de saúde da cidade. O assunto foi tratado na sessão de ontem, segunda-feira, 27, da Câmara e o vereador Manoel Rodrigues pediu apoio da bancada federal sul-mato-grossense em Brasília, visando conseguir junto ao Ministério da Saúde, o envio de inseticida para ações de combate ao mosquito Aedes aegypti.
O vereador citou que uma circular da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, do Ministério de Saúde, traz recomendações para o período de alta transmissão de dengue, Chikungunya e Zika, especialmente sobre a situação de abastecimento de inseticida no controle de Aedes aegypti, cuja distribuição é de responsabilidade do órgão federal.
“Esta circular n° 31/2023/SVSA/MS, de 16 de fevereiro de 2023, traz recomendações sobre a aplicação do inseticida. Ocorre que Corumbá é a terceira cidade de Mato Grosso do Sul em casos positivos de dengue desde o início do ano. Além dos casos confirmados, Corumbá soma 291 notificações de suspeitas da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti”, argumenta.
Citou ainda que levantamento da Secretaria Estadual de Saúde aponta que Corumbá está com média incidência da doença, dentro da faixa de 100 a 300 casos por 100 mil habitantes. Por isso mesmo ele pede apoio da bancada no Senado e na Câmara de Deputados Federais, para interceder junto à Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, visando envio de forma urgente, do inseticida para aplicação na cidade.
INFRAESTRUTURA
A execução de obras de recapeamento asfáltico da Rua Totico de Medeiros, no Bairro Centro América, foi solicitada pelo vereador Manoel Rodrigues ao secretário Ricardo Ametlla, de Infraestrutura e Serviços Públicos. O edil explicou que o trecho entre as ruas Albuquerque e Cáceres está bastante deteriorado e precisa ser recuperado para melhorar as condições de tráfego.
Também à pasta de Infraestrutura, solicitou a recuperação de canteiro de proteção da Rua Cuiabá, esquina com Antônio Maria, que se encontra destruído, necessitando do devido reparo; serviços de limpeza e remoção de vegetação no campinho situado na Alameda Santa Rosa, entre as ruas Albuquerque e Barão de Melgaço, no Bairro Centro América, que está com mato alto e lixo acumulado.
Reivindicou serviços no sistema de iluminação público com a reinstalação do poste de ferro no terminal rodoviário da Rua Antônio Maria Coelho, que está caído.
ALBUQUERQUE
Já para atender a comunidade de Albuquerque e turistas que visitam o Distrito, Manoel pediu ao secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Hélio Peluffo, informação referentes à conclusão das obras de pavimentação asfáltica do acesso àquela localidade, tendo em vista as dificuldades atuais enfrentadas por todos, devido às últimas chuvas.
TRÂNSITO
Outras solicitações foram feitas ao diretor da Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat), Paulo André de Araújo Junior, visando realização de estudos técnicos para implantação de uma ciclovia ao longo da Rua Colombo, para maior segurança dos ciclistas em uma via de mão única que tem um fluxo intenso de veículos.
Pediu a realização de estudos técnicos para implantação de demarcação de vagas exclusivas para estacionamento de motocicletas na Rua 13 de Junho, entre 7 de Setembro e 15 de Novembro, para melhor ordenamento, evitando conflitos entre motos de carros que acabam estacionamento em um mesmo espaço, causando inclusive pequenos acidentes e danos materiais aos veículos.