A adoção de medidas urgentes e efetivas para que o sistema de regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) seja feito direto pelo Corpo de Bombeiros de Corumbá, está sendo cobrada pelo vereador Paulo Bertini, como forma de agilizar o atendimento na região.
Durante sessão essa semana na Câmara, o vereador lembrou que o sistema de regulação passou a ser realizado por Campo Grande, já há cerca de três anos, tendo em vista a quebra de contrato com o 3º Grupamento de Bombeiros Militar (3º GBM), sediado em Corumbá, que fazia a triagem, o que “agravou a situação de quem necessita dos serviços, tendo em vista o tempo atual de acionamento e deslocamento para atendimento das ocorrências”.
O pedido do vereador foi endereçado ao governador Reinaldo Azambuja, bem como ao deputado estadual Evander Vendramini, e ao prefeito Marcelo Iunes, Prefeito Municipal.
“É preciso objetividade e resposta imediata para atender pessoas com problemas, muitas das vezes em risco de morte. Não é sensato o atendimento ser acionado por quem está distante, mais de 400 quilômetros”, reforçou.
Rumo
Por outro lado, Bertini solicitou ao responsável pela Empresa Rumo em Corumbá, Elton Gomes Soares, informações sobre construções de passarelas ligando a Rua Joaquim Wenceslau à Rua Gonçalves Dias, bem como na Avenida Gaturama, ligando à Rua Rui Barbosa. O vereador explica que os equipamentos serão de grande importância para as pessoas que trafegam nessas regiões, proporcionando maior segurança à comunidade.
O vereador reivindicou ainda à Rumo, a construção de degraus às margens da rede ferroviária, região da Avenida Gaturama, que dá acesso à Rua Rui Barbosa, no Previsul, em atendimento a pedidos de moradores, estudantes e trabalhadores que transitam no local.
Já ao prefeito Marcelo Iunes, com cópia à diretora-presidente da Fundação de Turismo, Elisangela Siena de Oliva, Bertini solicitou que sejam feitos comunicados aos proprietários das embarcações que navegam pelo Rio Paraguai, sobre o curso de Combate a Incêndio (CBINC) destinado aos tripulantes das embarcações de turismo da cidade.