O vereador Alexandre Vasconcellos está buscando informações junto às autoridades estaduais, sobre a previsão para instalação da Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário de Corumbá (DEPAC).
Ontem, terça-feira, 25, durante sessão ordinária, o vereador apresentou requerimento nesse sentido, citando que a vinda do órgão para a maior cidade pantaneira foi um pedido feito em maio de 2022.
O pedido de informações foi direcionado ao delegado-geral da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, Lupérsio Degerone Lúcio. Alexandre levou em consideração o fato de que a Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário de Corumbá foi criada na estrutura organizacional da Polícia Civil por meio do Decreto nº 15.969, de 27 de junho de 2022, e publicado no Diário Oficial do Estado de número 10.873, de 28 de junho do mesmo ano.
Ficará subordinado à Delegacia Regional de Polícia de Corumbá e ao Departamento de Polícia do Interior (DPI). Funciona em sistema de plantão 24 horas/dia, trabalhando de forma ininterrupta e emergencial, com atendimento a crimes de flagrantes com delegados plantonistas.
“A instalação da DEPAC em Corumbá é uma conquista importante, considerando a grande demanda de crimes aos finais de semanas e períodos noturnos, e vai impactar diretamente, de maneira positiva, na qualidade de vida da população que ganhará mais agilidade no combate ao crime”, salientou Alexandre.
A instalação da DEPAC em Corumbá foi solicitada feito pelo vereador em 2022. Na oportunidade, Alexandre lamentou a saída do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) da região, deixando uma lacuna “que pode ser substituída por uma nova Delegacia de Polícia Civil na parte alta da cidade, e da DEPAC, uma delegacia já existente em Campo Grande, Dourados e Três Lagoas, que seria um importante reforço para a segurança pública local”, ressaltou na época.