O intenso tráfego de veículos e de pedestres na Rua Porto Carreiro, em dias de feiras livres, está preocupando o vereador Haroldo Cavassa que, por meio de requerimento endereçado ao diretor da Agência Municipal de Trânsito e Transportes (Agetrat), Alexandre Vasconcellos, está solicitando medidas urgentes, no sentido de garantir maior segurança na região.
“Todas as sextas-feiras, quando acontece a feira livre às margens da Rede Ferroviária, o tráfego na Porto Carrero, entre as ruas 7 de Setembro e Frei Mariano, principalmente, fica muito intenso, o que torna o trânsito bastante perigoso e propenso a acidentes. É preciso que medidas de segurança sejam adotadas, para evitar problemas maiores”, comentou.
O vereador explicou que o maior perigo está na pouca visibilidade nos cruzamentos com as ruas 7 de Setembro, 15 de Novembro e Frei Mariano, devido aos carros que ficam estacionados no perímetro, e a ausência de semáforos.
“Em dias de feira, o trânsito na região se torna caótico. São poucas vagas de estacionamento, desrespeito às placas de sinalização, faixas amarelas, entre outras infrações”, ressaltou, observando que a instalação de semáforos no cruzamento da Porto Carrero com a 15 de Novembro, seria uma alternativa.
Haroldo citou ainda que o problema não ocorre somente em duas de feiras-livres. “O número de veículos cresceu muito em Corumbá, tornando o trânsito mais lento. Nessa região da Porto Carrero, além da feira, temos também o Centro de Educação Infantil Estrelinha Verde e, em horários de picos, o tráfego de veículos fica mais intenso. Um conjunto semafórico no cruzamento é importante para evitar acidentes, inclusive atropelamentos”, justificou.
Outras medidas
Ainda durante sessão da Câmara, Haroldo solicitou à Agetrat a instalação de placa de sinalização de parada de ponto de ônibus na Rua Firmo de Matos, entre as ruas Porto Carrero e Joaquim Venceslau de Barros; a implantação de um ponto de ônibus na Agrovila I, em frete ao lote 347 (igreja azul, após a caixa de água, no assentamento Taquaral.
À pasta de infraestrutura, Cavassa está reivindicando pavimento em lajotas sextavadas da Alameda Levino Albano, entre as ruas São Paulo e Minas Gerais, próximo à Escola Estadual Maria Helena Albaneze, em atendimento a pedidos dos moradores para melhorar as condições de tráfego.
Pediu ainda a limpeza de toda a extensão da malha ferroviária no trecho da Rua Joaquim Venceslau de Barros, com retirada de lixo, entulho e corte do matagal; reforçou a necessidade de serviços de limpeza, calçamento, iluminação pública e instalação de ponto de coleta de lixo na ladeira paralela à Vila Kassuf, localizada na Rua 13 de Junho, entre as ruas Ladário e Tenente Melquíades de Jesus.