O general de brigada Ronaldo Morais Brancalione assumiu o Comando da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira Ricardo Franco. A solenidade, na noite da terça-feira, 23 de abril, no pátio do 17° Batalhão de Fronteira, foi presidida pelo comandante Militar do Oeste, general de Exército Lourival Carvalho Silva. Brancalione substitui o também general de brigada Ricardo Piai Carmona.
O prefeito Marcelo Iunes e os vereadores Roberto Façanha (presidente) e Tadeu Vieira (1º vice-presidente), prestigiaram a cerimônia que marcou a despedida do general de brigada Ricardo Piai Carmona do cargo. Ele vai assumir a chefia do Estado-Maior do Comando Militar do Sudeste, em São Paulo.
“Desejo sucesso ao general Brancalione nesta missão de trabalhar pela defesa da fronteira oeste. Também expresso nosso desejo em reforçar a parceria da Prefeitura com o Exército Brasileiro nas ações que o Município desenvolve em prol da comunidade corumbaense”, afirmou Iunes. O chefe do Executivo Municipal ainda desejou “sorte e sucesso” ao general Carmona na nova empreitada.
O vereador Roberto Façanha também desejou sucesso ao novo comandante que, em encontro na semana passada, reafirmou a parceria entre o Exército Brasileiro e os poderes Executivo e Legislativo, nas ações voltadas para o bem estar da população pantaneira, especialmente nas áreas de saúde e social.
“Parcerias são importantes e o Exército tem sido um grande parceiro de Corumbá. Desejamos sucesso ao general Brancalione e temos certeza de que ele também fará um grande trabalho em benefício da comunidade corumbaense e ladarense”, afirmou.
Façanha enalteceu também o general de brigada Carmona, “que fez um excelente serviço na região de Corumbá, dando apoio ao Município nas ações sociais e de saúde, principalmente”. Lembrou também o trabalho desenvolvido para a implantação do SISFRON (Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras), que será construído em uma área localizada na parte alta da cidade, pertencente ao próprio Exército Brasileiro, na região entre os bairros Cristo Redentor e Previsul, passando pelos conjuntos Vitória Régia e Camalote.
Uma das missões do novo Comando é dar sequência à implantação do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron) na área de atuação da 18ª Brigada. O Sisfron tem por finalidade fortalecer a presença do Estado na faixa de fronteira, como parte de uma estratégia por meio do monitoramento, controle, mobilidade e presença. O complexo de segurança deve ser instalado numa área no bairro Padre Ernesto Sassida, entre o residencial e malha ferroviária, que ainda abrange os conjuntos Vitória Régia e Camalote.
O general Brancalione é da arma de Engenharia e ingressou no Exército em 24 de fevereiro de 1986, na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e estava servindo no Departamento de Engenharia e Construção, sediado em Brasília. O presidente da Câmara Municipal de Corumbá, Roberto Façanha, também participou da solenidade.
A 18ª Brigada
A 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira "Ricardo Franco" é a sucessora histórica do Comando Geral da Fronteira Sul da Capitania de Mato Grosso e dos outros comandos que estabeleceram e mantiveram os limites da fronteira Oeste do Brasil.
É composta pelo é composta pelo 47º Batalhão de Infantaria (Coxim-MS); 17º Batalhão de Fronteira (Corumbá-MS); 2ª Companhia Fronteira (Porto Murtinho-MS); 3ª Companhia de Fronteira e Forte Coimbra (Corumbá-MS) e pela Companhia de Comando da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira (Corumbá-MS). A denominação atual foi definida pelo decreto 92.170, de 18 de dezembro de 1985. (Com informações e fotos da Assessoria de Comunicação da Prefeitura)