Estão em vigor as leis 2.637 e 2.638 que asseguram meia entrada para aposentados, pensionistas, profissionais da imprensa, portadores de deficiência e professores em eventos culturais e esportivos em Corumbá.
As duas leis, de autoria do vereador Tadeu Vieira, foram sancionadas pelo prefeito Marcelo Iunes no dia 21 de junho, e deverão ser regulamentadas até o dia 21 de agosto de 2018 pelo Poder Executivo corumbaense.
A primeira lei sancionada foi a 2.637 que dispõe sobre a meia entrada para os aposentados, pensionistas, profissionais da imprensa escrita, falada e televisada e aos portadores de deficiência física nos eventos esportivos municipais, estaduais e federais, bem como em teatros, cinemas e em estabelecimentos que realizarem espetáculos musicais, artísticos e circenses.
Já a 2.638, institui a meia entrada para professores em eventos de natureza educacional, científica, artística e cultural exibidos no âmbito do Município de Corumbá.
Para Tadeu Vieira, as duas leis vão beneficiar um público importante, facilitando o acesso aos eventos culturais e esportivos realizados na cidade. Destacou que a inclusão dos profissionais da imprensa, por exemplo, foi uma forma de massificar ainda mais a divulgação dos eventos, atingindo um público bem maior.
O vereador lembra que, para os professores, a proposta foi um projeto específico e garantirá a meia entrada para profissionais da educação infantil, ensino fundamental, médio e superior das instituições de ensino públicos e particulares de Corumbá, nos eventos educacionais, científicos, artísticos e culturais, inclusive nas sessões de cinema e teatro exibidos na cidade.
“É uma forma de contribuir para que os professores possam expandir seus conhecimentos e passar um conteúdo mais abrangente e de fácil compreensão, aos seus alunos. Além disso, é bom ressaltar que o salário desses profissionais e de quem é aposentado, sobretudo aqueles que conseguiram o benefício por invalidez, é irrisório e mal garante as necessidades básicas, que dirá as necessidades sociais e culturais. Foi justamente por isso que apresentei os dois projetos, para que essas pessoas não fiquem alheias aos acontecimentos na cidade”, destacou.