A distribuição gratuita de sensor medidor de glicose digital para atender pessoas portadoras de diabetes tipo 1, é o que está propondo o vereador Samyr Sadeq Ramunieh, de forma a atender um público-alvo de 4 a 15 anos, inicialmente, mediante apresentação de prescrição ou laudo médico.
A iniciativa do vereador foi feita por meio de um Projeto de Lei apresentado durante sessão ordinária da Câmara, e as rotinas necessários ao cumprimento ficam por conta da Secretaria Municipal de Saúde.
Samyr destacou que o sensor digital é extremamente importante para o monitoramento contínuo e em tempo real dos níveis de glicose no sangue, proporcionando maior controle e segurança para pessoas com diabetes.
Explicou que a ideia, inicialmente, é trabalhar com o público de 4 a 15 anos, “que é onde temos o maior número de complexidade e de hipoglicemia e a hiperglicemia em nosso Município, por meio do uso de uma tecnologia que, além de evitar furar várias vezes, aponta se a glicemia está subindo ou caindo”.
Ressaltou que o sensor digital permite o monitoramento contínuo da glicose, fornecendo informações em tempo real sobre os níveis de açúcar no sangue, o que auxilia na tomada de decisões sobre a alimentação, a prática de exercícios e a aplicação de insulina.
“O controle mais efetivo da glicemia pode reduzir o risco de complicações crônicas do diabetes, como problemas cardiovasculares, renais e visuais, além de evitar internações e custos adicionais com tratamentos”, argumentou.
“Embora o sensor possa representar um investimento inicial, a melhora no controle da glicose pode reduzir significativamente os gastos com internações, tratamentos de emergência e complicações a longo prazo, gerando economia para o sistema de saúde”, completou.