A Câmara Municipal de Corumbá deve voltar na próxima segunda-feira, 20, um Projeto de Lei do Poder Executivo que autoriza doação de área para construção do Hospital Regional de Corumbá. Pelo menos esta é a intenção dos vereadores que participaram de uma reunião na tarde de hoje, sexta-feira, 17, na Prefeitura, com o prefeito Gabriel Alves de Oliveira, com o secretário estadual de Saúde, Maurício Simões Corrêa; deputado Paulo Duarte; vereadores corumbaenses, além de outras autoridades.
“O Hospital Regional é um sonho de todos os corumbaenses, um marco para a saúde pública local, um gargalo não só em nossa cidade, mas em todo o mundo. Vamos dar celeridade ao processo para que a votação ocorra em regime de urgência já na sessão ordinária de segunda-feira, 30, afirmou o presidente do Poder Legislativo Ubiratan Canhete de Campos Filho (Bira), apoiado pelos demais vereadores presentes ao encontro.
O encontro no gabinete do prefeito, além de oficializar a entrega da Mensagem e do Projeto de Lei do Executivo ao Legislativo, foi marcada também por uma explanação sobre o processo relacionado ao Hospital Regional de Corumbá que deverá ser construído em uma área de cerca de 3,4 hectares, localizada na Rua Pedro de Medeiros, Bairro Popular Velha, entre a faculdade de medicina Unicesumar, o Hospital da Cassems e um atacadista existente na região.
O Hospital Regional deverá estar concluído até o ano de 2030, atendendo um anseio histórico da população corumbaense, ladarense e mirandense. Nessa mesma área, serão construídos a nova maternidade da cidade, como também uma policlínica, com recursos do novo PAC do Governo Federal.
O encontro contou com as presenças das vereadoras Nanah Cordeiro e Hanna Ellen Santana, e dos vereadores Chicão Vianna, Jovan Temeljkovitch, Marcelo Araújo, Alexandre Vasconcellos, Samyr Sadeq Ramunieh, Youssef Sala, Roberto Façanha e Matheus Cazarin. Presentes também a vice-prefeita, Bia Cavassa; a secretária municipal de Saúde, Tatiana da Silva Santos Mattos; o presidente da Junta Administrativa da Associação Beneficente de Corumbá, Rafael Vinagre Faro; os secretários Nilson dos Santos Pedroso (Governo e Gestão Estratégica); Marcos de Souza Martins (Especial de Articulação Política e Institucional); Roberto Lins (procurador-geral); e Madson Ramão (Agência Municipal de Habitação e Regularização Fundiária de Corumbá).
O terreno pertence ao município, com matrícula regularizada no Cartório de Registro de Imóveis da 1ª Circunscrição de Corumbá. “Trata-se de uma iniciativa que visa consolidar uma infraestrutura essencial à vida da região, promovendo atendimento de saúde regionalizado e de qualidade”, destacou o prefeito Gabriel Alves de Oliveira na mensagem enviada ao Legislativo Municipal.