Aprovado por unanimidade na Câmara Municipal de Corumbá, na noite de terça-feira, 20 de agosto, o projeto de lei que autoriza a Prefeitura a conceder ao Sindicato dos Policiais Civis do Mato Grosso do Sul (Sinpol-MS) de Corumbá, o direito real de uso de uma área para fins de instalação de um centro social e de lazer. Treze vereadores participaram da sessão ordinária. O projeto de lei segue agora, ao Executivo Municipal, para sanção do prefeito.
A área cedida pelo Executivo fica no Padre Ernesto Sassida, na avenida da Liberdade, e possuiu mais de 8 mil metros quadrados no total. Como contrapartida, os policiais vão garantir o acesso da comunidade daquele bairro a esse espaço, com aulas de esportes, cursos de formação e também para recreação.
Israel Leite Bogarin, policial civil aposentado e diretor do Sinpol em Corumbá e Ladário, acompanhou a sessão – que votou o projeto de lei do Executivo – destacou a aprovação pelos parlamentares e a iniciativa do prefeito Marcelo Iunes.
“Foi muito importante, os policiais civis de Corumbá e Ladário agradecem a ação e a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, em nome do nosso presidente Jean Carlos Miranda, também agradecem ao prefeito Marcelo Iunes pela doação da área. Precisamos de um espaço como este para momentos de lazer, nossa atividade é muito estressante. Agradeço o empenho desta Casa de Leis e de seus vereadores nesta aprovação”, disse o diretor sindical. “É um pedido muito antigo dos policiais de Corumbá”, complementou.
Primeiro vice-presidente do Legislativo Municipal e vice-presidente da Comissão de Justiça, o vereador Tadeu Vieira, afirmou – durante a sessão – que a Câmara tinha preocupação premente em “votar o mais rápido possível este projeto”. O parlamentar ressaltou a importância da iniciativa. “Essa área permite que tenham momento de lazer para que tirem o estresse desse cotidiano sofrido que é a atuação do policial civil. O prefeito sensibilizado cedeu esta área, que é espaço muito importante. Agradecemos ao prefeito Marcelo Iunes pela sensibilidade de agraciar essa categoria muito importante, que trabalha para garantir a segurança das nossas famílias”, finalizou.
O Sindicato
O Sindicato dos Policiais Civis do Mato Grosso do Sul foi fundado no dia 20 de julho de 1991, mas sua história inicia-se no ano de 1975 com a criação da Associação de Assistência ao Policial Civil do Estado de Mato Grosso do Sul (AAPC). Ressalta-se que o Sinpol-MS é constituído como pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, qualificando-se como organização sindical representativa e de defesa dos direitos e interesses coletivos e individuais da categoria dos Policiais Civis do Mato Grosso do Sul, ativos e aposentados.
Desde sua criação, a entidade fez sua reputação e credibilidade junto às outras entidades sindicais e alcançou o respeito das autoridades da região e do país. Graças ao apoio da base que se mantém sindicalizada, praticamente em sua totalidade, o Sinpol-MS tem desenvolvido um trabalho sério e é apontado como liderança no movimento sindical sul-mato-grossense. O Sinpol-MS além de representar uma significativa e indispensável categoria de profissionais, realiza atividades de cunho cultural e social, envolvendo assim o bem coletivo de onde está inserida e fortalecendo as relações institucionais de segurança pública com a sociedade. (Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura)