Está em tramitação na Câmara Municipal de Corumbá, um Projeto de Lei que dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de faixa ou mesmo semáforo para travessia de pedestres, no entorno das unidades de saúde públicas e privadas existentes na área urbana da cidade.
A proposta é do vereador Gabriel Alves de Oliveira e visa garantir maior segurança no trânsito, beneficiando os pedestres nas vias públicas, principalmente os usuários do dos serviços de saúde.
Pelo Projeto de Lei, os equipamentos solicitados devem ser instalados em um raio de 100 metros no entorno das unidades de saúde (hospitais, clínicas, centros de saúde e outros estabelecimentos).
Gabriel explica que é preciso garantir a segurança dos pedestres nestas regiões, bem como fazer com que os motoristas tenham maior atenção, trafegando dentro dos limites de velocidade.
O Projeto de Lei prevê que os semáforos para pedestres devem ser equipados com mecanismos que facilitem sua utilização por pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, em especial dispositivo de contagem regressiva de tempo e sinalizador sonoro progressivo de alerta de mudança de sinal.