A instituição da Medalha de Mérito Legislativo Naiade Aparecida Pereira Guterres é o que prevê Projeto apresentado pelo vereador Matheus Cazarin, como forma de homenagear pessoas físicas ou jurídicas que se destacam nas ações de combate ao feminicídio e na promoção dos direitos das mulheres em Corumbá.
A proposta foi apresentada durante sessão ordinária do Poder Legislativo e a solenidade de entrega ocorrerá preferencialmente no dia 25 de novembro, data reconhecida internacionalmente como o Dia pela Eliminação da Violência contra a Mulher, e a escolha será feita por meio de indicação dos vereadores, com aprovação em plenário.
Naiade Aparecida Pereira Guterres foi uma dedicada servidora pública municipal, com trajetória marcada por compromisso e sensibilidade social. Atuou com zelo e empatia em diversos setores da Secretaria Municipal de Assistência Social, incluindo o abrigo institucional e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), e, mais recentemente, estava cedida à Secretaria Municipal de Saúde.
“Infelizmente, Naiade teve sua vida interrompida de forma trágica e covarde. Foi assassinada com dois disparos de arma de fogo em sua própria residência, vítima de feminicídio. Sua morte não apenas representa uma perda irreparável para os familiares, amigos e colegas de trabalho, como também simboliza a urgência de políticas públicas e ações efetivas de enfrentamento à violência contra a mulher”, ressaltou Cazarin.
O vereador disse que a proposta visa manter viva a memória de Naiade, transformando sua história em símbolo de resistência e de luta por justiça, e que a criação da medalha objetiva estimular e valorizar quem, por meio de suas ações, contribuem para um futuro mais justo, igualitário e seguro para todas as mulheres corumbaenses.