Os trabalhos de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, Zika Vírus, Chikungunya e Febre Amarela, são reforçados em Corumbá por meio do programa “Cata-Galho”, como forma de manter a limpeza dos imóveis residenciais existentes na área urbana da cidade.
A ação é desenvolvida pela Prefeitura Municipal durante todo o mês, e conta com apoio da Câmara Municipal de vereadores. A partir de hoje, segunda-feira, 03 de fevereiro, os bairros atendidos são a Nova Corumbá, Guató e Guarani, na parte alta da cidade, e o centro da cidade, trecho entre as ruas Albuquerque e Edu Rocha, da América até a linha férrea. A Câmara Municipal de Vereadores é parceira do Poder Executivo
É bom ressaltar que no “Cata-Galho”, não são coletados resíduos orgânicos, muito menos entulho. É exclusivo para galhos oriundos de podas de árvores, bem como resíduos de origem vegetal, que devem ser colocados nas calçadas, pelos próprios moradores, para o recolhimento.
Conforme a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, o programa “Cata-Galho” segue o seguinte cronograma: Nova Corumbá, Guató e Guarani, na parte alta da cidade, e o centro da cidade, trecho entre as ruas Albuquerque e Edu Rocha, da América até a linha férrea, na primeira semana de cada mês.
Jardim dos Estados, Popular Nova e Nossa Senhora de Fátima, na parte alta, bem como os bairros Maria Leite e Universitário, na segunda semana.
Aeroporto e Popular Velha, na parte alta, e Centro (da Rua América até o Rio Paraguai), Borrowiski, Beira Rio e Cervejaria, na terceira semana.
Já na quarta e última semana de cada mês, a ação atende os bairros Centro América, Cristo Redentor, Industrial e Previsul, na parte alta, Dom Bosco, Generoso e Arthur Marinho, na parte baixa.
Vale a pena lembrar à população que, em caso de podas de árvores, é preciso que o morador entre em contato com a Fundação de Meio Ambiente, pelo telefone 3907 – 5342, para solicitar autorização
Três dias
A Prefeitura informa que, durante o período em que ocorre a campanha de combate ao Aedes aegypti, como forma de eliminar os focos e reduzir os índices de casos da dengue, o programa “Cata-Galho” está sendo realizado nos três primeiros dias úteis da semana, segundas, terças e quartas-feiras.
É que de quinta a sábado, todas as pessoas envolvidas, inclusive maquinários e equipamentos, reforçam as ações de combate à dengue na cidade que, esta semana, será no Bairro Guató, nos dias 06, 07 e 08.
Lixo domiciliar
Outro serviço importante e que necessita do apoio da população, é a coleta de lixo domiciliar que ocorre em toda a cidade. Pela programação, no centro da cidade, os trabalhos acontecem de segunda a sábado, a partir das 18h30.
A coleta de lixo domiciliar atende também os bairros da cidade e os moradores precisam ficar atentos em relação aos dias da semana que o serviço ocorre, bem como aos horários, sempre a partir das 06h30.
As segundas, quartas e sextas-feiras, os bairros atendidos são Universitário, Maria Leite, Previsul, Industrial, Popular Velha, Cristo Redentor e Centro América.
Já nas terças, quintas e sábados, a coleta de lixo domiciliar ocorre nos bairros Aeroporto, Arthur Marinho, Dom Bosco, Generoso, Cervejaria, Popular Nova, Jardim dos Estados, Nova Corumbá, Guarani e Guató.
É importante também que a população procure deixar o lixo no local adequado para a coleta, cerca de meia hora antes do programado. Isso evita que seja esparramado por animais, entre outros, o eu acaba causando aspecto de sujeira nas calçadas e ruas da cidade.