“O Papel Constitucional da Câmara Municipal” foi o tema da palestra de abertura do Seminário de Vereadores de Mato Grosso do Sul que acontece no Centro de Convenções do Pantanal Miguel Gómez, em Corumbá. O evento é uma realização da União das Câmaras de Vereadores de MS, em parceria com a Câmara de Vereadores e Prefeitura Municipal de Corumbá, Tribunal de Contas do MS e Governo do Estado, por meio da Secretaria de Governo e Gestão Estratégica.
O seminário vai até amanhã, sexta-feira, 25 de outubro, e a primeira palestra esteve a cargo do dr. Eduardo dos Santos Dionízio, diretor geral do Tribunal de Contas, proferida logo após o ato de abertura com as presenças do presidente da UCVMS, Geovani Vieira; do presidente da Câmara de Corumbá, Roberto Gomes Façanha; vice-presidente da UCVMS, Pastor Sérgio Nogueira; o palestrante da abertura, dr. Eduardo dos Santos; presidente da Câmara de Paranaíba, Nelo José da Silva, e a diretora-presidente da Fundação de Turismo do Pantanal, .Elisângela Sienna da Costa Oliva, representando o prefeito Marcelo Iunes, que fizeram parte da mesa.
Façanha destacou a realização do seminário em Corumbá. Para ele, “é uma oportunidade para que vereadores e assessores continuem se capacitando, pensando sempre em prestar um melhor serviço para a população”. Citou que é justamente por isso que a UCVMS está realizando esses eventos que têm como público alvo os prefeitos, vereadores, controladores internos, secretários, diretores, servidores efetivos ou em comissão, assessores jurídicos, assessores de bancada, assessores parlamentares, sindicatos e associações.
O presidente da União das Câmaras, Geovani Vieira, afirmou que os seminários integram uma estratégia de descentralização das ações. “O Governo do Estado com o programa Governo Presente, está descentralizando suas ações e a União das Câmaras de Vereadores faz o mesmo, realizando seminários em várias cidades do Estado, como acontece agora em Corumbá, buscando o fortalecimento e aprimorando os serviços públicos”, observou, agradecendo o apoio dos parceiros: Câmara, Prefeitura, Tribunal de Contas e Governo do Estado.
O seminário tem sequência na tarde desta quinta-feira, no Centro de Convenções, no período das 14 às 17 horas, com a palestra “Potencial x Serviços e Implantação de Usinas de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil na Administração Pública”, a cargo de Luiz Carlos Morente, coordenador da Rede + Brasil de MS.
O evento vai até amanhã, sexta-feira, com a realização de uma palestra sobre “Plano Diretor municipal”, no período das 09 às 12 horas, a cargo de Alípio Marcus Laca de Oliveira, presidente da Comissão de Direito Imobiliário, Urbanístico Notorial e Registral da OAB/MS.