
A Associação Mais Pantanal (MAS) busca apoio da Câmara Municipal de Corumbá para viabilizar a ampliação do programa de castração de animais (cães e gatos) e atender a zona rural da região.
O pedido foi feito durante sessão ordinária do Poder Legislativo Corumbaense pela presidente da instituição, Zenilda Torres da Conceição, durante ato na Câmara que marcou homenagens à ONG que presta relevantes serviços para a proteção e bem-estar animal, uma iniciativa do vereador Samyr Sadeq Ramunieh.
Durante a caravana de castração, ela foi procurada pela vereadora Nanah Cordeiro, solicitando a realização do programa na zona rural de Corumbá, que será mais um desafio a ser enfrentado. Pensando no sucesso da empreitada, pediu apoio da Casa de Leis no sentido de viabilizar recursos oriundos de emendas parlamentares que serão fundamentais para atender os assentamentos e demais regiões da zona rural do município.
BALANÇO POSITIVO
Zenilda integra também o Conselho de Defesa e Bem-Estar Animal e, durante a sessão, fez um balanço da recente Caravana da Castração no município, promovida pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Corumbá. Fez um agradecimento aos órgãos governamentais e os protetores independentes de animais pelo sucesso do programa. “Foi maravilhoso, cada dia era uma emoção”, confidenciou.
Lembrou que, atrás de um cachorro, de um gato, existe uma família, pai, mãe, filhos, e tem os cachorros e gatos. “Normalmente não são famílias pequenas, são grandes e demonstraram durante a caravana que amam seus animais. Sabemos que existem muitos casos de maus tratos na nossa cidade, mas essas pessoas fazem isso, na maioria das vezes, por ignorância. Isso também tem que ser trabalhado”, acentuou acrescentando que é um trabalho que vem sendo realizado pelas organizações que trabalham pela causa animal.
Destacou a existência de um termo de cooperação com a Prefeitura firmado em 2014, e que por meio dele, foi possível iniciar em 2016, as ações de castração na cidade, com as organizações não governamentais entrando com o recurso, e o Município com veterinários e espaço físico.
“É um termo inédito que existe apenas em Corumbá”, acrescentou lembrando que o recurso aplicado vem do próprio Poder Público, do Ministério Público e de apreensão de mercadorias por parte da Receita Federal que são vendidos em bazar, como também de parlamentares como o deputado estadual Paulo Duarte.