A criação do Espaço Lilás na Câmara Municipal de Corumbá é o que está propondo a vereadora Nanah Cordeiro, como forma de valorizar e expor a trajetória e os trabalhos relevantes das vereadoras no município.
A proposta foi feita por meio de um Projeto de Lei que conta com a assinatura da vereadora Hanna Ellen Santana, com o objetivo de valorizar a participação feminina na política local e preservar a memória das vereadoras que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento do município.
Pelo Projeto de Lei, o Espaço Lilás terá a finalidade de expor permanentemente a fotografia e um breve histórico das vereadoras que já foram eleitas e que atualmente exercem mandato na Legislativo corumbaense, registrando suas legislaturas; destacar, por meio de painéis fotográficos e informativos, os trabalhos mais relevantes, projetos de lei, indicações, moções e outras ações de impacto desenvolvidas pelas vereadoras ao longo de suas atuações parlamentares.
Vai ainda promover a memória política feminina e inspirar futuras gerações para a participação cívica e política, além de se transformar em um ambiente de reconhecimento e celebração das conquistas das mulheres na esfera legislativa municipal.
A organização, manutenção e curadoria do Espaço Lilás ficarão a cargo da Mesa Diretora da Câmara, que poderá contar com o apoio de setores específicos da Casa para a coleta de informações e materiais.
“É uma proposta que visa reconhecer e perpetuar a importância da mulher na vida política de Corumbá. Ao longo da história, as mulheres têm conquistado cada vez mais espaço e representatividade em todas as esferas sociais, e na política não é diferente”, afirmou.
Conforme Nanah, a criação do Espaço Lilás na Câmara Municipal é um ato de justiça e um reconhecimento ao trabalho árduo, dedicado e as significativas contribuições das vereadoras que, com sua visão e empenho, têm atuado na construção de uma sociedade mais justa e igualitária em nosso município.
“Este espaço não será apenas um local de exposição, mas um símbolo da força e da capacidade feminina de transformar. Ele permitirá que a comunidade corumbaense conheça a trajetória e os trabalhos relevantes das vereadoras, servindo de inspiração para jovens e futuras líderes, reforçando a importância da participação feminina na tomada de decisões que afetam diretamente a vida de todos os cidadãos”, enfatizou.