Para evitar acidentes que já ocorreram na cidade e acontece em várias regiões do País, o vereador João Mário está pedindo maior rigor por parte das autoridades locais, no sentido de fazer cumprir o que determina a lei, e proibir o uso do cerol (linhas cortantes), costumeiramente usado por pessoas adeptas a uma brincadeira de criança, empinar pipa, mas que tem causado sérios acidentes.
Na sessão de ontem, segunda-feira, 01 de junho, o vereador apresentou um requerimento, com base na Lei Ordinária n° 2508/2015 de 26 de Outubro de 2015, pedindo ao titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Edson Panes de Oliveira Filho, para que determine uma maior fiscalização na área urbana da cidade, para coibir esse tipo de procedimento.
“O momento é de pandemia. Crianças e adolescentes não estão frequentando as escolas, o que os levam a prática de soltar pipas utilizando linhas com cerol, causando riscos a ciclistas e principalmente motociclistas. Há diversos casos de acidentes até mesmo fatais, causados pelo uso desse tipo de material”, relatou.
Diante disso, com base na Lei municipal impedir, João Mário pediu maior fiscalização em torno desse problema, relatando que se trata de um crime. “Soltar pipa faz parte da nossa cultura desde os tempos mais antigos, por se tratar de uma brincadeira acessível a todas as classes sociais. Não queremos proibir, mas sim dar segurança a todos. Prevenir é a melhor solução para evitarmos tragédia”, completou.