O vereador Chicão Vianna está solicitando junto à Prefeitura, informações sobre a atual situação da Casa de Cultura Luiz de Albuquerque que está interditada, necessitando de execução de serviços para a sua recuperação.
O pedido foi feito esta semana e direcionado ao secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Ricardo Ametlla, bem como ao diretor-presidente da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá, Joilson Silva da Cruz.
O vereador busca informações sobre os procedimentos necessários para a liberação do imóvel que está interditado, em virtude de problemas existentes na sua estrutura. Como se sabe, a recuperação o prédio foi inserido no PAC das Cidades Históricas, mas como não há previsão de início das obras, Chicão quer saber se há possibilidade de o Poder Executivo tomar frente e solucionar o problema.
“A Casa de Cultura Luiz de Albuquerque faz parte da história de Corumbá. Uma edificação centenária que preserva a memória de nossos antepassados que escreveram os caminhos para a formação da nossa cidade. Entretanto, seria conveniente que o Poder Executivo Municipal pudesse tomar partido, no sentido de resolver os problemas estruturais que causaram a sua interdição, trazendo de volta assim este patrimônio histórico do nosso Pantanal”, justificou.
Cacimba
O mesmo vereador está também solicitando informações da Prefeitura, sobre a Cacimba da Saúde que se encontra em condições precárias. Em pedido endereçado à pasta de Infraestrutura, Chicão sugeriu a realização de um levantamento da situação atual, bem como a execução dos serviços necessários para recuperar aquele espaço destinado ao lazer da população.
O vereador informa ter recebido informações de moradores da região, dando conta que a Cacimba está em precárias condições, sendo inclusive foco de procriação de mosquitos transmissores de doenças. “Por isso é preciso recuperar toda a estrutura para voltar a receber visitas, inclusive dos turistas”, reforçou.
Popular Nova
Já para atender moradores do Bairro Popular Nova, o vereador solicitou à Agetrat, a realização de estudos sobre a possibilidade de desobstruir a Rua Cyríaco de Toledo, entre a Rua Um e Rua Paraná. “A via foi obstruída por blocos de concreto, sem que os moradores fossem ouvidos para tal, o que causou inúmeros transtornos e, caso seja desobstruída, trará normalidade ao referido trecho, além de melhorar a mobilidade urbana da área”, disse.
Também durante sessão da Câmara, Chicão solicitou à ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, a designação de um fiscal (veterinário) para atuar no Município de Corumbá, de maneira fixa.
“Isso vai resolver um problema já que, atualmente, o Município recebe a visita do fiscal somente uma vez por semana, o que ocasiona acúmulo de veículos de carga na Agesa, além de causar inúmeros prejuízos, pois os custos com transportes e diárias aumentam, além do risco de deterioramento, desvalorização ou perda da carga. Por isso é necessário a atuação de um fiscal lotado no Município para atender a demanda”, justificou.