Além da pandemia da Covid-19, outra doença que tem causado preocupação em Corumbá é a dengue, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, responsável também pela transmissão da Chikungunya, Zika Vírus e febre amarela. A principal forma de prevenir e manter a limpeza em toda a região urbana, eliminando os focos de proliferação do vetor.
Por isso mesmo, durante sessão da Câmara, o vereador Haroldo Cavassa reforçou a necessidade do Poder Executivo realizar ações para manter a cidade limpa. Em requerimento direcionado ao secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Ricardo Campos Ametlla, com cópia ao prefeito Marcelo Aguilar Iunes, o edil pediu uma atenção especial para uma região localizada no centro da cidade.
“Após pedidos dos moradores, requeremos ao município a limpeza, remoção de lixos e entulhos, bem como ações visando conscientização dos proprietários de terrenos baldios localizados no cruzamento das ruas Silva Jardim e Cáceres, que estão em péssimo estado conservação, com mau cheiro, vegetação alta, e utilizados para descarte irregular de lixos, entulhos e também animais mortos”, informou.
Conforme o vereador, os moradores já protocolaram pedidos nesse sentido no Conselho Municipal de Meio Ambiente e também na Ouvidoria do Município, mas que até o presente momento nada foi feito.
“Vale ressaltar que é dever de todos os proprietários de imóveis de Corumbá, efetuar a conservação, tomando todos os cuidados preventivos para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti. A prevenção ainda é o melhor caminho para evitar essas doenças, e o envolvimento do Poder Público, da sociedade civil e da população em geral, será fundamental para o sucesso e erradicação dessas doenças em nossa cidade”, concluiu.