
Garantir condições adequadas de atendimento à população, na área da saúde, é o que está cobrando o vereador Jovan Temeljkovitch, em relação à atual estrutura da Unidade Básica de Saúde Dr. Lamartine Figueiredo Costa, localizada no Bairro Popular Velha.
Esta semana, durante sessão ordinária na Câmara, o vereador pediu providências por parte da Secretaria Municipal de Saúde, para que, em caráter de urgência, tome todas as providências necessárias para melhorar a unidade, especialmente no que se refere a climatização e estrutura básica do ambiente de atendimento.
Justificou o pedido afirmando que é preciso assegurar dignidade, conforto e condições mínimas de atendimento aos usuários da unidade, tendo em vista que diversos moradores têm relatado, inclusive por meio de postagens em redes sociais com registros fotográficos, a precariedade da estrutura atual, sobretudo no que diz respeito à ausência de climatização e ambiente adequado para o acolhimento dos pacientes.
Lembrou que a UBS atende, majoritariamente, crianças, idosos, gestantes e pessoas com comorbidades, público mais vulnerável ao calor intenso e às altas temperaturas típicas de nossa região. “Essa realidade, além de desumana, pode gerar agravamento de quadros clínicos, mal-estar, desmaios e outros riscos à saúde, contrariando os princípios que regem o Sistema Único de Saúde (SUS)”, observou.
Disse que compete ao Município garantir estrutura mínima, ambiente salubre e atendimento humanizado nas unidades da rede pública de saúde, conforme dispõe a legislação, e que diante da situação relatada pela comunidade, é urgente a necessidade de instalação ou manutenção do sistema de climatização, bem como eventuais ajustes estruturais que assegurem condições adequadas de trabalho aos profissionais e de atendimento aos pacientes.
Por isso mesmo Jovan cobrou a imediata implementação de sistema de climatização adequado na unidade, bem como a realização de vistoria técnica e melhorias estruturais necessárias ao bom funcionamento da unidade.
NO PREVISUL
À Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos , o vereador pediu que sejam tomadas providências necessárias para garantir iluminação pública adequada em toda a extensão da Rua Quarta Paralela da Rubi, no Bairro Previsul, em atendimento a uma demanda antiga e recorrente dos moradores que relatam a ausência total de iluminação pública na via, causando insegurança, medo, risco à integridade física e transtornos à população local, sobretudo no período noturno.
Disse que a escuridão contribui diretamente para o aumento da criminalidade, com registro de furtos, uso de drogas e circulação suspeita no período noturno; insegurança para trabalhadores e estudantes que retornam para suas residências à noite; dificuldade de circulação de veículos e pedestres, elevando o risco de acidentes; prejuízo ao direito de ir e vir, garantido constitucionalmente.