O desenvolvimento de ações de fomento ao turismo local no Cristo Rei do Pantanal é o que está sugerindo o vereador Elinho Junior, como forma valorizar ainda mais um dos principais pontos turísticos da cidade, que oferece uma vista panorâmica incrível da cidade, do Rio Paraguai e da vasta paisagem pantaneira.
O assunto foi levantado na sessão ordinária de ontem, segunda-feira, 24, da Câmara, oportunidade em que o vereador, por meio de indicação, pediu à Fundação de Turismo do Pantanal e à Fundação da Cultura, uma série de ações visando atrair um número maior ainda de turistas, bem como fazer com que a própria população possa apreciar as belezas naturais que a cidade oferece.
Elinho citou que, como exemplo, o Poder Executivo poderia programar apresentações culturais e regionais no horário de pôr-do-sol, considerando que o Morro do Cristo Rei é local visitado por turistas e pela população local.
“Devido ao grande fluxo de turistas principalmente aos domingos ao entardecer, seria oportuno realizar apresentações de músicas regionais, como forma de incentivo aos artistas locais e aumento da oferta por produtos artesanais”, observou.
O local se destaca pela estátua do Cristo Redentor no topo, um marco religioso de autoria da artista plástica Izulina Xavier, que também construiu as estátuas da Via Sacra. Do alto, é possível ter uma visão privilegiada de Corumbá, do Pantanal e até do território boliviano.
A sugestão do vereador é realizar ações de fomento visando atrair mais turistas e valorizar o Morro do Cristo Rei do Pantanal, impulsionando a economia local e transformando Corumbá em um destino turístico ainda mais atrativo.
FISCALIZAÇÃO
Por outro lado, o vereador está cobrando da Guarda Municipal e das Polícias Civil e Militar, a realização de ações de combater a receptação por parte empresas de reciclagem do município, visando coibir o furto e venda de cobre de fiação que se tornaram frequentes na cidade. Ele ac redita que esse tipo de fiscalização é uma forma de dificultar e penalizar os responsáveis que praticam esse tipo de crime na área urbana.
IDENTIFICAÇÃO
À Fundação de Cultura, o vereador sugeriu estudos para inserir no planejamento do Arraial de Banho de São João, a aquisição de camisetas de identificação para taxistas, mototaxistas e motoristas de aplicativos, bem como instalar banheiros específicos para serem utilizados pelos profissionais durante esse e outros períodos de festas na região, como forma de facilitar a identificação dos profissionais autorizados, bem como oferecer melhores condições de trabalhos a todos.
QUEIMADAS
Ao prefeito Gabriel Alves de Oliveira e à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Elinho pediu a criação de um número telefônico para denúncias de queimadas urbanas, como forma de criar uma ferramenta para a população denunciar esse tipo de crime, principalmente com a chegada do período em que isso mais ocorre na região.
TRÂNSITO
Já à Agetrat, o vereador solicitou instalação de um redutor de velocidade na Rua Theodomiro Serra, entre as ruas 1º de Abril e Ladário, além de uma placa PARE, como forma de garantir um trânsito mais seguro em uma via com grande fluxo de veículos que, sem as devidas sinalizações, se torna bastante perigosa.