A realização de serviços necessários para a recuperação do Complexo Poliesportivo localizado na Rua Porto Carrero, é o que busca o vereador Matheus Cazarin, como forma de dotar o espaço de melhores condições de uso, eliminando uma série de problemas descritos pelos próprios frequentadores do espaço.
O pedido foi feito ao secretário Marcelo Rodrigues Antunes, de Infraestrutura e Serviços Públicos, observando que os serviços devem ser feitos de forma urgente. Um dos problemas que necessita de reparo e manutenção é o sistema de iluminação pública da região, para garantir maior segurança, inclusive na antiga estação ferroviária.
“A falta ou deficiência na iluminação compromete a segurança dos cidadãos que frequentam o local, especialmente no período noturno” e que “ambientes escuros favorecem ações criminosas e dificultam a prática de atividades esportivas e de lazer”, declarou.
PISTA
Além disso, o vereador pediu reparos na pista de atletismo ao lado da rodoviária, que se encontra em condições inadequadas para a prática esportiva, podendo causar acidentes e lesões aos usuários. Afirmou que “melhorias na estrutura são essenciais para garantir a segurança e incentivar a prática de esportes”.
Ao mesmo tempo, o vereador cobrou a remoção dos fios de energia ou telefonia na calçada da Rua Porto Carreiro, e que estão soltos ou muito baixos, representando riscos de acidentes para pedestres e veículos, situação que pode causar quedas, choques elétricos ou outros incidentes graves.
CALÇADAS
Acrescentou ainda a necessidade de reparos na calçada ao redor do complexo, afirmando que em alguns trechos está com piso quebrado e desnivelados, dificultando a locomoção de pedestres, especialmente de idosos e pessoas com deficiência, e que a recuperação da calçada é fundamental para evitar acidentes.
Além disso, reivindicou restauração da mureta e grade da quadra externa do Poliesportivo que apresentam sinais evidentes de desgaste e risco iminente de desabamento, colocando em perigo os frequentadores da quadra. Por fim, cobrou limpeza em todos os espaços do complexo, para eliminar principalmente o mato alto e a sujeira.
LIMPEZA
Cazarin está solicitando ainda ao Poder Executivo, a realização de um mutirão de limpeza na Rua Agostinho Mônaco, Bairro Guatós, para eliminar a sujeira, minimizando riscos à saúde pública e ao bem-estar dos moradores. Disse que a via está tomada pelo mato, principalmente no ponto de ônibus, sem contar a fraca iluminação.
Reivindicou serviços de limpeza urbana, capina, remoção de entulhos e demais ações necessárias para restaurar a higiene e a ordem no Bairro Dom Bosco, inclusive na Alameda Ana Rosa, localizada entre as ruas Alan Kardec e Marechal Floriano, como forma de eliminar a sujeira que tem gerado transtornos para a população, facilitando a propagação de vetores de doenças e comprometendo tanto a mobilidade quanto a qualidade de vida dos moradores.
AGETRAT
Por meio de indicação direcionada à diretora da Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat), Mariana Ricco Arguello Ortiz, o vereador pediu que em eventos onde demandem a presença da guarnição do órgão, a equipe chegue com 30 minutos de antecedência a partir do horário solicitado em ofício para a adequada organização do local, garantindo a segurança e a fluidez das operações.
Disse que, no dia 9 de março, caminhada da Campanha da Fraternidade foi iniciada quando o tráfego de veículos ainda estava liberado, colocando em risco a segurança dos participantes.