Adriana Dantas Rodrigues, moradora no Bairro Popular Nova, entrou em contato com a Câmara de Vereadores, pelo WhatsApp, para pedir providências em relação às calçadas existentes na cidade, bem como a falta delas.
Lembrando a legislação federal que garante acessibilidade aos pedestres e portadores de deficiência, a moradora cita problemas na Rua José Fragelli, trecho entre as ruas Minas Gerais e Paraná, bem como na Rua Paraná, entre as ruas José Fragelli e Edu Rocha.
Conforme ela, as duas vias apresentam problemas de acessibilidade, com desnível nas calçadas, além de outros trechos sem a referida infraestrutura.
“A legislação federal garante a acessibilidade aos pedestres e portadores de deficiência. Segundo essa lei, as calçadas das cidades devem ser construídas de forma que garanta esse direito. No bairro onde eu moro, além de não haver quase calçadas, as que existem não são nem de longe adaptadas a portadores de deficiência, sem contar com a falta de respeito dos moradores que sempre dão um jeito de bloquear as calçadas, muitas vezes estacionando o carro em cima delas, o que também é uma infração ao código de trânsito. Em fim... O que precisa ser feito para que esta lei, de fato, passe a vigorar na cidade?”, indagou
Ela afirma ainda que na esquina da Rua Cyríaco de Toledo com a Paraná, existe um estabelecimento comercial onde, quase sempre, os veículos ficam estacionados nas calçadas, atrapalhando o tráfego de pedestres.
Informa ainda sobre um vazamento da rede de esgoto que corre pela rua, bem como existência de uma rotatória onde os carros, ao fazer o contorno, acabam acertando os pedestres que querem atravessar a rua, com a água que escorre do local.
A solicitação da morador foi apresentada pelo presidente do Poder Legislativo, Roberto Façanha, durante sessão ordinária da Câmara Municipal de Vereadores, direcionada ao prefeito Marcelo Iunes; ao secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Ricardo Ametlla, e à gerência local da Sanesul.
Serviço – O aplicativo WhatsApp Messenger foi implantado pela Câmara Municipal para ampliar os serviços prestados à população. Por meio do número 9663-2019 (67 99663 2019), a comunidade corumbaense poderá fazer suas reivindicações, encaminhar sugestões, enfim, todos os tipos de demandas nas áreas de infraestrutura, saúde, meio ambiente, educação, habitação, segurança, além de imagens, vídeos e documentos em PDF, sobre o assunto em questão, enfim, tudo que estiver relacionado ao serviço público.