

O vereador Matheus Cazarin está cobrando das autoridades competentes, averiguações imediatas das condições de trabalho dos motoristas de caminhões que realizam o transporte de minério, tendo em vista acidentes envolvendo trabalhadores na região de Corumbá.
A solicitação foi direcionada à Superintendência Regional do Trabalho em Mato Grosso do Sul (MTE), ao Ministério Público do Trabalho (MPT), à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
Lembrou que nos últimos dias, acidentes envolvendo carretas carregadas de minério, expuseram a dura e arriscada realidade enfrentada pelos trabalhadores que atuam no transporte para as mineradoras da região. “Em menos de 48 horas, um motorista perdeu a vida e outro veículo tombou em circunstâncias ainda não esclarecidas”, afirmou.
Conforme ele, relatos de motoristas indicam que os veículos utilizados não apresentam condições adequadas para enfrentar o terreno hostil das minas; que os trabalhadores são obrigados a realizar descidas carregadas em condições extremamente perigosas; não há fiscalização suficiente para garantir segurança no transporte; e que a vida dos profissionais é colocada em risco de forma constante e desumana.
“São situações que configuram grave ameaça à saúde e à segurança desses trabalhadores, além de demonstrarem a necessidade de intervenção urgente dos órgãos competentes para fiscalização, responsabilização das empresas envolvidas e garantia de medidas de proteção efetivas”, argumentou.
“Diante disso, solicito que as autoridades competentes realizem inspeções técnicas, exijam das mineradoras adequação das condições de transporte, e apresentem medidas concretas para evitar novas tragédias, preservando a vida dos trabalhadores e a tranquilidade da população corumbaense”, cobrou.
PAVIMENTO
Solicitou à secretária Jossiely Godoi da Silva, de Infraestrutura e Serviços Públicos, a recuperação do pavimento em lajotas sextavadas da Alameda Edina, parte alta da cidade, que se encontra em condições precárias de tráfego, com lajotas soltas e danificadas, o que aumenta riscos de acidentes, especialmente para pedestres, ciclistas e motociclistas. Disse que o serviço contribuirá para a melhoria da trafegabilidade, da segurança e da qualidade de vida dos moradores da região.
LIMPEZA
Também à pasta de Infraestrutura, pediu a realização de serviços de limpeza na Alameda Coelho 9, localizada entre as ruas Luiz Feitosa e Paraná, no Bairro Jardim dos Estados, visando eliminar o lixo e entulho acumulados, comprometendo a trafegabilidade, a segurança e a qualidade de vida dos moradores da região. A limpeza, conforme o vereador, contribuirá para a melhoria da saúde pública, prevenção de proliferação de insetos e maior bem-estar da comunidade.