
O vereador Matheus Cazarin busca informações a respeito da suspensão do contrato da Parceria Público-Privada (PPP) de Iluminação Pública em Corumbá. O pedido foi feito à secretária Jossiely Godoi da Silva, de Infraestrutura e Serviços Públicos.
Os serviços foram iniciados na segunda quinzena de julho com previsão de investimentos de R$ 90 milhões ao longo de 15 anos para modernizar, ampliar e manter a rede de iluminação da cidade. No entanto, o contrato acabou suspenso pelo Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE/MS).
No requerimento o vereador busca saber quais foram os principais pontos levantados pelo Tribunal que motivaram a suspensão do contrato e, se, diante da paralisação, a Prefeitura possui ou pretende adotar um plano emergencial ou medidas alternativas para garantir a continuidade da prestação do serviço de iluminação pública e atendimento às necessidades da população.
“Diante da decisão do Tribunal de Contas, estamos buscando esclarecimentos junto ao Poder Executivo. São informações de fundamental importância para que este Parlamento, bem como a sociedade corumbaense, tenha ciência das razões que motivaram a suspensão e das providências que estão sendo adotadas para evitar prejuízos à comunidade”, argumentou.
LIMPEZA
Pediu a realização de serviços de limpeza da Rua Dom Pedro II, trecho entre as ruas Cyríaco de Toledo e José Fragelli, no Bairro Popular Nova. Explicou à secretária de Infraestrutura e Serviços Públicos, Jossiely Godoi da Silva, que a via está com acúmulo de sujeira e entulhos, comprometendo a mobilidade, a conservação do espaço público e a saúde da comunidade local, e que o serviço contribuirá para a melhoria da qualidade de vida dos moradores.
ILUMINAÇÃO
Por meio de requerimento, o vereador solicitou às autoridades competentes, a implantação de sistema de iluminação pública na Rua Ceará, trecho entre as ruas República da Bolívia e Goiás, no Conjunto Primavera. Disse se tratar de um serviço necessário já que o local não dispõe de iluminação, situação que compromete a segurança dos moradores e pessoas que transitam pelo local. Informou que a iluminação contribuirá para a melhoria da qualidade de vida da comunidade, proporcionando mais segurança, bem-estar e valorização da região.
PONTOS DE ÔNIBUS
À diretora Mariana Ricco Argello Ortiz, da Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat), solicitou análise minuciosa da estrutura dos pontos de ônibus da cidade, com o objetivo de garantir a segurança, acessibilidade e conforto dos usuários do transporte coletivo.
O vereador já havia feito esse pedido à Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, mas trata-se de uma competência da Agetrat para deliberar sobre o assunto. Reforçou que a solicitação é necessária diante das condições precárias em que se encontram diversos pontos de ônibus no município.