
O vereador Marcelo Araújo está sugerindo à diretora da Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat), Mariana Ricco Arguello Ortiz, uma avaliação técnica e levantamento de custos para implantação de conjunto semafórico no cruzamento das Ruas Cáceres e Totico de Medeiros, no Bairro Centro América, para melhorar as condições de trafegabilidade e minimizar riscos de acidente na região,
Disse que se trata de um cruzamento com intenso fluxo de veículos e pedestres, especialmente nos horários de pico, elevando o risco de acidentes e dificultando a travessia segura dos cidadãos.
“A implantação de sinalização semafórica é uma medida preventiva e estratégica para organizar o tráfego, reduzir conflitos viários, assegurar maior fluidez no trânsito e proteger a integridade física dos pedestres e condutores”, afirmou.
Além disso, observou que o equipamento vai contribuir para um ambiente urbano mais seguro e ordenado, atendendo às normas de mobilidade e segurança viária.
SERVIÇOS
Já à secretária Jossiely Godoi da Silva, de Infraestrutura e Serviços Públicos, o vereador pediu a instalação de grade de ferro na boa de lobo de uma galeria de água pluvial existente na calçada da Rua Dom Pedro II, esquina com a Rua Luís Feitosa Rodrigues, no Bairro Popular Nova.
Informou que a ausência da grade representa risco iminente à segurança de pedestres, em especial crianças, idosos e pessoas com mobilidade reduzida, que podem sofrer quedas ou acidentes graves ao transitar pelo local.
Além do perigo físico, a falta de proteção expõe a estrutura à entrada de lixo e entulho, comprometendo o escoamento adequado das águas das chuvas, podendo causar entupimentos, alagamentos e danos à infraestrutura urbana.
“A instalação imediata da tampa é, portanto, medida preventiva e necessária para assegurar a integridade da galeria de água pluvial e a segurança da população, evitando prejuízos maiores ao erário público e garantindo a correta manutenção do espaço”.