O estacionamento de carretas na rua e nos canteiros da Avenida General Dutra entre Albuquerque e Manoel Pereira, Bairro Maria Leite, continua sendo um problema para o trânsito na região, inclusive com riscos de acidentes.
O assunto voltou a ser questionado na noite de ontem, segunda-feira, 24, durante sessão ordinária do Poder Legislativo. Na oportunidade, o vereador Marcelo Araújo pediu providências por parte da diretora da Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat), Mariana Ricco Arguello Ortiz, bem como ao Procurador Geral do Município, Roberto Ajala Lins, para que sejam tomadas providencias urgentes para acabar com o problema.
“Carretas estacionadas em canteiros, especialmente em áreas urbanas, podem ser problemáticas por diversos motivos. Isso pode obstruir o tráfego, prejudicar a circulação de pedestres e até afetar a segurança, dependendo do local onde estão estacionadas”, afirmou o vereador.
Disse que isso envolve uma série de questões, tanto para os motoristas quanto para os pedestres e outros usuários das vias, e que quando carretas ficam estacionadas de forma inadequada ou em locais de risco, podem ocorrer obstrução de visibilidade para condutores de veículos e pedestres que utilizam a via, aumentando o risco de acidentes; obstrução de passagens de pedestres; comprometimento da infraestrutura com danos ao pavimento asfáltico, entre outros problemas.
Por isso mesmo o vereador sugeriu que sejam tomadas providências necessárias para solucionar a questão e propiciando maior segurança a todos, entre elas, a destinação de área específica fora do centro urbano para estacionamento de veículos de grande porte, assim como uma fiscalização rigorosa para combater estacionamentos irregulares, com multas para quem estaciona carretas em lugares proibidos.
SEMÁFORO
Ainda à pasta de Trânsito e Transporte, Marcelo pediu realização de estudos de viabilidade para implantação de semáforo ou uma rotatória no cruzamento das ruas Gonçalves Dias e Edu Rocha, no Bairro Aeroporto, para propiciar a organização do tráfego, garantindo a segurança, fluidez e eficiência no trânsito.
Ao mesmo tempo, reivindicou sinalização urgente no cruzamento das ruas Cuiabá com a Marechal Deodoro, no Bairro Dom Bosco, para garantir um tráfego de veículos mais seguro, principalmente pelo fato de ser uma via de mão dupla e estreita. Disse que os riscos de acidentes no cruzamento é grande, e que a sinalização é fundamental para minimizar riscos de acidentes.