Ampliação do atendimento neuropediatra é o que está reivindicando o vereador Marcelo Araújo visando melhorar o atendimento à população. A solicitação foi feita por meio de requerimento direcionado à secretária de Saúde, Tatiana da Silva Santos Mattos, com cópia ao prefeito Gabriel Alves de Oliveira.
Marcelo ressaltou que a melhoria do atendimento passa pela contratação de mais profissionais especializados, implantação de serviço de telemedicina, ou agendamento de consultas em outros municípios que disponham da especialidade.
Lembrou que, atualmente, o município conta com apenas uma médica neuropediatra, insuficiente para atender à alta demanda existente, argumentando que as consultas chegam a demorar mais de 90 dias para serem realizadas, ocasionando atrasos significativos no diagnóstico e no acompanhamento adequado de crianças e adolescentes com transtornos do neurodesenvolvimento, como autismo, TDAH, epilepsia e outras condições neurológicas.
“Essa situação tem causado grande preocupação às famílias, que enfrentam longos períodos de espera e, muitas vezes, precisam buscar atendimento em outros municípios”, acrescentou.
“Por isso mesmo é imprescindível que o Poder Executivo adote medidas urgentes para garantir o acesso da população a consultas de forma ágil, contínua e humanizada, seja por novas contratações, pactuação regional ou teleatendimento, assegurando atenção integral e digna às crianças e famílias que necessitam desse serviço essencial”, enfatizou.
MÃO ÚNICA
O vereador está sugerindo à Prefeitura, a realização de estudos de viabilidade visando tornar a Rua Cyríaco de Toledo em mão única no trecho entre as ruas Pará e Paraíba, que interliga os bairros Popular Nova e Nova Corumbá.
A solicitação foi feita à diretora da Agência Municipal de Trânsito e Transporte de Corumbá (Agetrat), Mariana Ricco Arguello Ortiz. Disse que a alteração vai melhorar a trafegabilidade na região.
“Vai permitir melhorar o fluxo de veículos, aumentar a segurança no trânsito ao reduzir o risco de acidentes frontais, além de diminuir congestionamentos e promover maior organização e fluidez no tráfego, o que se torna essencial em áreas de intenso movimento de veículos e pedestres”, reforçou
SEMÁFORO
Ainda à Agetrat, Marcelo pediu serviços necessários no semáforo existente no cruzamento das ruas Major Gama e Cuiabá, no centro, que se encontra em posição incorreta, podendo gerar confusão entre os condutores, comprometendo a segurança no trânsito e aumentando o risco de acidentes, uma vez que as indicações luminosas deixam de corresponder à via correta. “A correção é medida simples, mas essencial para garantir a boa fluidez e a segurança viária no local”, observou.
BUEIRO
Já à secretária Jossiely Godoi da Silva, de Infraestrutura e Serviços Públicos, o vereador pediu reparos na tampa do bueiro de águas pluviais localizado na Rua Fernando de Barros, esquina com a Barão de Melgaço, no Bairro Centro América. Comentou que a tampa está quebrada e com as ferragens expostas, oferecendo risco à integridade física dos pedestres, ciclistas e motoristas que transitam pelo local.