O vereador Marcelo Araújo cobrou informações detalhadas sobre as intervenções e melhorias previstas e solicitadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para o complexo aeroportuário, a fim de atender às exigências do órgão regulador, especialmente no que se refere às obras estruturais e às adequações de sinalização na pista de pouso e decolagem.
O pedido de informações foi direcionado ao diretor do Aeroporto Internacional de Corumbá, Gessé Tavares de Almeida, lembrando que o aeroporto está sob concessão da Aena Brasil.
Dentre os esclarecimentos solicitados, Marcelo pediu que seja informado se foi elaborado o Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA-RIMA), considerando a magnitude das intervenções previstas; se o projeto de terraplanagem prevê a utilização de escavações com explosivos e, em caso afirmativo, se esse procedimento é realmente inevitável, bem como quais serão as medidas de mitigação adotadas para minimizar os impactos à população e ao meio ambiente.
“Sabemos que o Aeroporto Internacional de Corumbá é uma infraestrutura estratégica para o desenvolvimento econômico, turístico e logístico da região do Pantanal. Diante das exigências técnicas da ANAC e da realização de obras de grande porte, é fundamental que o Poder Legislativo e a população tenham acesso a informações claras e transparentes sobre os impactos ambientais e os métodos construtivos envolvidos”, comentou.
“A adoção de medidas mitigadoras adequadas, especialmente no caso de escavações com explosivos, é imprescindível para garantir a segurança da comunidade, a preservação ambiental e o acompanhamento adequado das ações. A transparência nesse processo assegura a sustentabilidade e o bem-estar da população local”, justificou.
BEACH TENNIS
À diretora da Fundação de Esportes de Corumbá, Michele Ferri Olmos, com cópia ao Diretor Presidente da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte/MS), Paulo Ricardo Martins Nuñes, e ao prefeito Gabriel Alves de Oliveira, o vereador pediu realização de estudo de viabilidade para inclusão da modalidade Beach Tennis na programação do Pantanal Extremo – Jogos de Aventura de Corumbá 2025.
Disse que se trata de uma modalidade esportiva em plena ascensão no cenário nacional e internacional, com um número expressivo de praticantes em Corumbá. “Atualmente, o município conta com aproximadamente 296 atletas ranqueados localmente, o que demonstra o forte engajamento da comunidade com a prática esportiva. A inclusão da modalidade no Pantanal Extremo 2025 ampliará a diversidade do evento, incentivará a participação de novos atletas e fortalecerá ainda mais o esporte regional”, destacou.
TRÂNSITO
Já à diretora da Agência Municipal de Trânsito e Transporte de Corumbá, Mariana Ricco Arguello Ortiz, Marcelo solicitou providências para reerguer o suporte de madeira com a placa de sinalização "Dê a Preferência", que se encontra caído sobre a calçada, na esquina das ruas Cuiabá e Cáceres, no Centro.
“A sinalização de trânsito, especialmente nas proximidades de rotatórias, é fundamental para garantir a segurança viária. A ausência da placa indicando a via preferencial, compromete a orientação dos condutores e aumenta o risco de acidentes no local. A pronta correção dessa situação contribuirá para a organização do tráfego e a preservação da integridade física de pedestres e motoristas”, reforçou.