

O vereador Hesley Sant’ana cobrou da secretária de Educação, Mabel Marinho Sahib Aguilar, os últimos relatórios de monitoramento e avaliação do Plano Municipal de Educação. Foi durante a sessão ordinária de ontem, terça-feira, 16, da Câmara, por meio de um requerimento de urgência especial.
Explicou que as informações de monitoramento do Plano Municipal de Educação (PME) são cruciais e que permitem avaliar o progresso das ações educacionais, identificar desafios, garantir a efetividade e a qualidade das políticas públicas, além de dar transparência ao processo para a sociedade civil e outros órgãos de controle.
“O acompanhamento contínuo possibilita ajustes nas estratégias, assegurando que as metas estabelecidas no PME sejam cumpridas, e que a educação no município evolua de forma equitativa e alinhada aos objetivos nacionais”, argumentou.
O PME é um plano decenal que estabelece as metas e estratégias para o avanço da educação em um município, seguindo as diretrizes do Plano Nacional de Educação (PNE) e da legislação educacional.
Define os objetivos para todas as etapas e modalidades da educação, incluindo o ensino infantil, fundamental e médio, educação especial, educação profissional e outras, e deve ser monitorado e avaliado periodicamente para garantir seu cumprimento, sendo sempre construído de forma democrática e participativa pela sociedade civil e o poder público.
SINTED
Em outro requerimento, o vereador pediu informações sobre os prazos de respostas e soluções sobre as tratativas referente a última reunião com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Corumbá (Sinted), que ocorreu no dia 4 de agosto, na Prefeitura Municipal. A pauta foi justamente sobre vencimentos dos motoristas e monitores da Secretaria de Educação.
O assunto foi tratado por Hesley coma diretoria do sindicato antes da sessão ordinária desta terça-feira, 16, na Câmara. O requerimento, em regime de urgência, foi direcionado às secretárias Mabel Marinho Sahib Aguilar, de Educação, e Camila Campos de Carvalho, de Planejamento, Receita e Administração, bem como ao Procurador Geral do Município, Roberto Lins, com cópia ao prefeito Gabriel Alves de Oliveira.
O requerimento foi assinado pelos demais vereadores e vereadoras presentes à sessão: Yussef Salla, Genilson José, Marcelo Araújo, Samyr Ramunieh, Elinho Junior, Jovan Temeljkovitch, Edinaldo Neves, Chicão Vianna, Roberto Façanha, Matheus Cazarin, Hanna Ellen Santana e Naná Cordeiro.