
A vereadora Hanna Ellen Santana está requerendo adoção de providências imediatas para proporcionar condições dignas e seguras de uso da Estação Rodoviária Dr. Fadah Scaff Gattass, garantindo conforto, higiene e acessibilidade aos usuários. O pedido foi direcionado ao presidente da Fundação de Turismo do Pantanal, José de Carvalho Junior.
Além de ações necessárias para melhorar o terminal intermunicipal de passageiros, a vereadora pediu informações sobre o estado de conservação e manutenção do local, tendo em vista reclamações de usuários do sistema dando conta de deficiências recorrentes na infraestrutura, com impacto direto na segurança, salubridade, acessibilidade e conforto dos passageiros e trabalhadores.
Em visita ao local e em conversas com frequentadores, Hanna observou a necessidade de reparo imediato na iluminação interna e externa, com substituição de lâmpadas queimadas e refletores, revisão de circuitos e pontos de luz para garantir visibilidade e segurança.
Também há necessidade de intervenções nos banheiros com reparou ou substituição de portas e fechaduras, torneiras e válvulas de descarga, revisão de louças e lavatórios, vedações, descargas, limpeza e higienização adequadas, além de revisão e fixação de corrimãos nas áreas de circulação e acessos.
Lembrou que o terminal possui arrecadação própria, receitas que devem ser prioritariamente destinadas aos reparos, manutenção de rotina e melhorias do equipamento público, em observância aos princípios da eficiência, economicidade, continuidade do serviço público e finalidade.
CENTRO DE SAÚDE DA MULHER
Pediu à secretária de Saúde, Tatiana da Silva Santos Mattos, a manutenção dos equipamentos do sistema de climatização do Centro de Saúde da Mulher, especialmente na recepção da unidade, garantindo qualidade nos atendimentos, conforto e preservação da saúde da população usuária.
O pedido atende reivindicações da própria população que relata problemas no sistema, causando desconforto em razão do mau funcionamento dos equipamentos, principalmente pelo fato de Corumbá apresentar, ao longo de todo o ano, temperaturas elevadas, com registros que frequentemente ultrapassam a média nacional.
“Nessas condições climáticas, o ambiente climatizado é essencial para assegurar o bem-estar das pacientes e acompanhantes, além de proporcionar melhores condições de trabalho para os profissionais de saúde”, observou.
Citou que o adequado funcionamento do sistema de climatização da unidade contribui para reduzir riscos relacionados ao calor excessivo, como desidratação e mal-estar, especialmente em pacientes mais vulneráveis, como gestantes, crianças e idosos, que compõem parte significativa do público atendido na unidade.