
Fiscalização rigorosa e urgentes para acabar com a ocupação irregular das calçadas para comercialização de produtos, é o que está cobrando o vereador Genilson José, no sentido de garantir acessibilidade e evitar que pedestres sejam obrigados a caminhar pelas ruas, correndo riscos de atropelamentos.
O pedido foi feito por meio de um requerimento direcionado à Coordenadoria de Fiscalização de Posturas da Prefeitura Municipal de Corumbá. No documento, ele destaca a ocupação irregular das calçadas, principalmente por parte de comerciantes bolivianos, que expõem mercadorias e estruturas de forma indevida, “obrigando pedestres, incluindo crianças, idosos e pessoas com mobilidade reduzida, a circularem pelas ruas, colocando suas vidas em risco”.
Informou que essa situação, além de configurar infração às normas municipais de postura e ocupação do espaço público, representa um desrespeito à população corumbaense, que tem o direito constitucional de transitar com segurança e dignidade pelas vias públicas. Por isso mesmo pediu “adoção de medidas cabíveis com a firmeza e a urgência que o caso exige, garantindo a ordem, a legalidade e a proteção da nossa comunidade”.
ILUMINAÇÃO PÚBLICA
À secretária de Infraestrutura e Serviços Públicos, Jossiely Godoi da Silva, solicitou manutenção da iluminação pública no centro da cidade, já que muitas áreas apresentam pontos de iluminação deficiente ou apagados, o que compromete a segurança de pedestres e condutores, além de prejudicar o comércio local e a mobilidade urbana.
Também reivindicou manutenção e recuperação do sistema de iluminação da praça do Bairro Cristo Redentor, importante ponto de lazer, turismo e convivência da população de Corumbá. Disse que existem pontos de iluminação apagados ou com funcionamento irregular, comprometendo a segurança de frequentadores, pedestres e motoristas que circulam nas proximidades.