A Câmara Municipal de Corumbá prestou homenagem ao Exército Brasileiro pelo trabalho desenvolvido de fiscalização de produtos controlados na região do maior município pantaneiro. O ato aconteceu durante a sessão ordinária de ontem, terça-feira, 24, e foi uma iniciativa do vereador Domingos Albaneze Neto (PV), aprovada por unanimidade pelos vereadores corumbaenses.
Foi um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo Exército Brasileiro no desempenho dessas atividades e seus impactos positivos na segurança da faixa de fronteira e no aquecimento da economia local, à medida em que propicia o adequado funcionamento de empresas que lidam com atividades ligadas à mineração, siderurgia, serviços de detonação, e no manuseio, tráfego, importação e exportação destes produtos.
Durante o ato, o vereador Domingos destacou o trabalho desenvolvido pelos militares, “que é de extrema importância para a segurança da região. São eles que atuam de forma competente na fiscalização e controle de produtos controlados, a exemplo de armas, munições, explosivos, produtos químicos, iniciadores de armas químicas, dentre outros”.
A homenagem também foi destacada pelo vereador e presidente da Câmara, Evander Vendramini (PP), ao afirmar que “a Câmara se sente orgulhosa em homenagear o Exército Brasileiro que desenvolve um trabalho fundamental voltado para manter a segurança e a ordem na fronteira oeste do Brasil”.
Foram homenageados o General-de-Brigada Carlos Henrique Teche, comandante da 9ª Região Militar; General-de-Brigada André Luiz Ribeiro Campos Allão, comandante da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira; Coronel Anatólio dos Santos Junior, Chefe do Estado Maior da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira; Tenente-Coronel Renato Luiz Ribeiro de Lyra, Chefe do Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados (SFPC) da 9ª Região Militar; 1º Tenente André Jandalwood Pinto dos Santos, Chefe do Serviço de Produtos Controlados do Comando da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira, e Subtenente Natanael Rodrigues Albuquerque, Fiscal Militar do Serviço de Produtos Controlados do Comando da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira.
General-de-Brigada Carlos Henrique Teche salientou que a Câmara, neste ato, está prestando uma homenagem ao Exército Brasileiro, que está se especializando no sentido de desenvolver um bom trabalho, no sentido de minimizar e aumentar a segurança da população brasileira.
Lembrou que trata-se do cumprimento de uma missão constitucional insculpida no inciso VI do artigo 21 da Carta Magna Brasileira, e que as atividades de fiscalização e controle de produtos como as armas, munições, explosivos, produtos químicos, iniciadores de armas químicas, entre outros, são de extrema relevância para a sociedade corumbaense à medida que fortalece a segurança na faixa de fronteira e propicia o adequado funcionamento de empresas que lidam com atividades ligadas à mineração, siderurgia, serviços de detonação, e no manuseio, tráfego, importação e exportação destes produtos, contribuindo, ainda, com o aquecimento da economia local.