

O vereador Matheus Cazarin sugeriu à Prefeitura de Corumbá, a realização de estudos visando criação de um programa de bonificação destinado às escolas da Rede Municipal de Ensino (Reme) que alcançarem ou superarem as metas estabelecidas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
A solicitação foi feita por meio de requerimento direcionado ao prefeito Gabriel Alves de Oliveira, e à secretária de Educação, Mabel Marinho Sahib Aguilar, como forma de valorizar as unidades escolares que alcançam ou superam as metas estipuladas, incentivando gestores, professores e estudantes a comprometer-se com a melhoria contínua da qualidade do ensino.
O IDEB constitui um dos principais indicadores nacionais de qualidade da educação básica, mensurando tanto o aproveitamento e desempenho dos alunos quanto a taxa de aprovação escolar.
O vereador propôs que a bonificação seja concedida sob duas modalidades, institucional, destinada ao investimento na própria unidade escolar; ou individual, destinada aos servidores da unidade, conforme critérios técnicos e meritórios que deverão ser definidos pela Secretaria Municipal de Educação.
“Nossa proposta tem como principal objetivo reconhecer o mérito das escolas que se destacam e estimulam a melhoria contínua da qualidade do ensino na Rede Municipal de Corumbá”, acrescentou.
ILUMINAÇÃO
À secretária de Infraestrutura e Serviços Públicos, Jossiely Godoi da Silva, o vereador solicitou reparos na iluminação pública em toda a extensão da Rua Manoel Cavassa, no Bairro Beira Rio, para garantir mais segurança e bem-estar aos moradores, comerciantes e outras pessoas que transitam pelo local, que vêm enfrentando problemas decorrentes da precariedade da iluminação pública.
Disse que a escuridão tem causado sensação de insegurança e dificultado a circulação de pedestres no período noturno, além de aumentar o risco de acidentes e práticas ilícitas. “A melhoria da iluminação pública é uma medida essencial para a valorização do espaço urbano, contribuindo para a segurança e qualidade de vida da população”, argumentou.