O vereador Matheus Cazarin está solicitando ao Poder Executivo, o envio de cópia integral do contrato firmado entre a Prefeitura e a empresa contratada para a prestação de serviços de iluminação pública em Corumbá, visando garantir a transparência dos atos, bem como permitir o exercício da função fiscalizadora do Poder Legislativo corumbaense.
A solicitação foi feita durante sessão ordinária da Câmara na noite de ontem, segunda-feira, 26, e direcionada ao prefeito Gabriel Alves de Oliveira, bem como ao secretário Marcelo Rodrigues Antunes, de Infraestrutura e Serviços Públicos.
No documento o vereador pede informações complementares como dados da empresa contratada (razão social, CNPJ); número e modalidade do processo licitatório; valor global do contrato e formas de pagamento; prazo de vigência do contrato; existência de aditivos contratuais, com envio de cópias, se houverem.
SERVIÇOS
Além disso, Cazarin solicitou ao titular da pasta de Infraestrutura, a realização de serviços de manutenção ou substituição da iluminação pública existente no poste localizado na Rua Felicidade, nº 122, Quadra 09, Lote 13, no Bairro Padre Ernesto Sassida, que já foi reivindicada pelos moradores na semana passada, diante do fato de estar comprometendo a segurança de todos na região.
Pediu também instalação de iluminação pública na Alameda Vital Gonçalves Migueis, Quadra 9, no Bairro Nova Corumbá, em atendimento a reivindicações dos moradores da região, que têm enfrentado dificuldades devido à ausência de iluminação pública adequada na via, causando sensação de insegurança, já que a falta de iluminação contribui para o aumento de acidentes e da criminalidade, além de dificultar a mobilidade durante o período noturno.
Ainda reivindicou avaliação técnica minuciosa da situação da iluminação pública no Conjunto Guanabara, visando identificar pontos com iluminação insuficiente, lâmpadas queimadas, postes inoperantes ou necessidade de instalação de novos pontos de luz, tendo em vista diversas reclamações de moradores sobre a falta de iluminação adequada em diversas vias do bairro conjunto, gerando sensação de insegurança e dificultado o tráfego noturno de pedestres e veículos.
RECUPERAÇÃO DE VIA
Ao titular da mesma pasta, Matheus Cazarin reivindicou a realização de serviços de patrolamento da Rua Geraldino Martins de Barros, no Bairro Popular Velha, Lote 07, já na subida do morro. Pediu inclusive estudos técnicos para avaliar a viabilidade de implantação de lajotas no local, com o objetivo de proporcionar melhores condições de tráfego, segurança e qualidade de vida aos moradores da localidade.
Disse que o patrolamento imediato é uma medida paliativa, porém urgente, que garantirá melhores condições de trafegabilidade até que o estudo técnico possa apontar a viabilidade de uma solução definitiva por meio da lajotamento da via, que trará benefícios diretos à valorização dos imóveis, à segurança da população e ao acesso a serviços públicos essenciais.
LIMPEZA
Solicitou serviços de limpeza na Rua Nair Figueiredo Dobes, no Bairro Popular Nova, entre as ruas 21 de Setembro e Edu Rocha, que está com lixo acumulado, muito entulho e mato alto, comprometendo a higiene, o bem-estar e a segurança da população. “A limpeza adequada contribuirá para a melhoria da qualidade de vida dos moradores, além de prevenir o surgimento de vetores de doenças”, reforçou.