O vereador Matheus Cazarin sugeriu estudos de viabilidade técnica para a reversão da conversão do binário viário das ruas Cabral e Colombo, no Centro, bem como nas ruas Minas Gerais e Paraná, no Bairro Cristo Redentor.
Foi por meio de um requerimento apresentado na sessão ordinária de ontem, segunda-feira, 29, e direcionado à diretora Mariana Ricco Arguello Ortiz, da Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat).
Segundo o vereador, as alterações têm gerado transtornos para os motoristas e pedestres, prejudicando a fluidez do trânsito e a segurança no local, isso levando em consideração as atuais condições de tráfego e os impactos causados com o binário nas vias.
Explicou ainda que moradores e comerciantes da região têm relatado dificuldades no acesso às suas residências e estabelecimentos, o que justifica a necessidade de uma revisão das modificações implementadas.
“A mudança proposta busca restabelecer o tráfego anterior, garantindo maior comodidade, segurança e eficiência no trânsito local. Dessa forma, é fundamental que o município realize um estudo técnico que analise a viabilidade dessa reversão”, argumentou.
Salientou que, durante os estudos, é necessário considerar aspectos como impacto no tráfego e mobilidade urbana; segurança dos pedestres e motoristas; opiniões de moradores e comerciantes locais, e possíveis alternativas viáveis de melhoria no trânsito.
“São medidas necessárias que, após o estudo técnico, seja dada a devida atenção à proposta de reversão, com o objetivo de promover o bem-estar e a qualidade de vida da população da área afetada”, completou.
REDUTORES
O vereador solicitou ainda à titular da pasta de Trânsito, a implantação de redutores de velocidade na Rua Marechal Deodoro, nas proximidades da Rua Bahia, no Bairro Guarani, e na Rua Cáceres, no trecho entre a Rua Ricardo Franco e a Rua Batista das Neves até a Rua Afonso Pena. Disse serem necessárias tais medidas diante do fluxo intenso de veículos, muitos em alta velocidade, colocando em risco a segurança de moradores e pedestres.
INFRAESTRUTURA
Ao secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Marcelo Rodrigues Antunes, Cazarin pediu a realização de obras de manutenção e recuperação das lajotas da Rua América, no trecho compreendido entre as ruas Marechal Deodoro e José Fragelli, no Bairro Dom Bosco, bem como a execução de serviços de limpeza e roçada no local.
Disse que as vias estão em condições precárias de conservação, causando transtornos à população local e aos condutores de veículos que trafegam na região, devido aos desníveis e buracos aumentando os riscos de acidentes e dificultam a mobilidade, especialmente em períodos de chuva, e que a falta de limpeza e a necessidade de roçada contribuem para a degradação do ambiente urbano, favorecendo o acúmulo de sujeira e a proliferação de insetos.
ÁRVORE
Solicitou o corte de uma árvore localizada no meio da Alameda Luiz Augusto, em frente à residência número 9, no Bairro Dom Bosco, que está em localização inadequada, no meio da alameda, obstruindo a passagem de veículos e dificultando o acesso à residência.