
Erosão que surgiu na Rua Treze de Junho, entre as ruas Major Gama e Firmo de Matos, no centro da cidade, foi assunto levantado pelo vereador Matheus Cazarin na sessão de ontem, segunda-feira,27, da Câmara, diante do fato de estar apresentando risco iminente a pedestres, motoristas e residências próximas, além de comprometer a rede de drenagem e outras estruturas públicas.
Na oportunidade, Cazarin apresentou requerimento em regime de urgência, direcionado à secretária Jossiely Godoi da Silva, de Infraestrutura e Serviços Públicos, pedindo informações detalhadas sobre o ocorrido na semana passada, inclusive se há existência de laudo técnico do problema ocorrido na via.
“Precisamos averiguar se há documento técnico com diagnóstico detalhado sobre o problema, contendo as causas, a extensão dos danos, o impacto sobre a infraestrutura urbana e o nível de risco à segurança de pedestres, motoristas e moradores da região”, ressaltou.
Cazarin, que é presidente da Comissão de Obras e Serviços Públicos, esteve pessoalmente no local e disse que foi possível constatar a presença de erosão ativa e de dutos que vêm lançando água diretamente sobre o solo, o que tem agravado o processo erosivo, e que é necessário implantar uma caixa coletora (poço de visita) para o adequado direcionamento e escoamento das águas pluviais.
Além disso, foi observada a existência de galeria subterrânea interligada por dentro de um prédio próximo, que está visivelmente obstruída por entulhos, situação que demanda análise técnica urgente quanto às suas condições estruturais, de drenagem e de funcionamento, e será está incluída no diagnóstico técnico e quais providências estão sendo adotadas.
“A erosão está se agravando e representa risco iminente à segurança de todos na região, comprometendo inclusive a rede de drenagem pluvial e outras estruturas públicas. A permanência do problema, associada ao despejo constante de água sobre o solo e à possível obstrução da galeria existente, pode ocasionar danos mais severos à via pública e à infraestrutura do entorno, especialmente com a intensificação do período chuvoso”, afirmou.
Por isso mesmo ele reforçou ser imprescindível que o Poder Legislativo tenha acesso às informações técnicas atualizadas e oficiais, de modo a acompanhar as ações de contenção, recuperação e prevenção conduzidas pelo Poder Executivo Municipal, assegurando que as medidas adotadas sejam eficazes e garantam a integridade das vias públicas e a segurança da população corumbaense.
TERMINAL RODOVIÁRIO
O vereador pediu à mesma secretaria, urgência na recuperação da iluminação pública do Terminal Rodoviário Intermunicipal de Corumbá Dr. Fadah Scaff Gattass, para restabelecer plenamente seu funcionamento e garantir melhores condições de uso por parte da população.
Disse se tratar de um local com grande circulação de pessoas, mas que a falta ou precariedade na iluminação compromete diretamente a segurança dos usuários, trabalhadores e comerciantes, especialmente nos períodos noturnos, aumentando o risco de acidentes e incidentes de natureza criminal.
“Uma iluminação adequada é indispensável para assegurar conforto, visibilidade e tranquilidade aos cidadãos que utilizam o terminal, além de contribuir para a preservação do patrimônio público e a boa imagem da cidade perante os turistas”, reforçou.
CEMITÉRIOS
À mesma pasta, Matheus solicitou serviços de reparo visando restabelecimento dos sistemas de iluminação pública nos cemitérios municipais Santa Cruz e Nelson Chamma, para garantir melhores condições de segurança, acessibilidade e dignidade às pessoas que visitam estes locais, especialmente diante da proximidade do Dia de Finados, data em que há um aumento significativo no fluxo de visitantes.
Alertou que “a iluminação pública adequada é essencial não apenas para o conforto visual das pessoas, mas também para a prevenção de acidentes, atos de vandalismo e furtos, situações que se tornam mais prováveis em ambientes com baixa visibilidade, além de comprometer a segurança e o respeito que deve ser assegurado aos espaços destinados à memória e ao descanso dos entes queridos”.
NOVA CORUMBÁ
Também solicitou reparos na iluminação pública da praça localizada no Bairro Nova Corumbá, para garantir melhores condições de segurança e convivência aos moradores, tendo em vista que o sistema está com diversas lâmpadas queimadas ou com baixa luminosidade, comprometendo a visibilidade e a utilização do espaço durante o período noturno. Observou que isso tem gerado insegurança para famílias, crianças e jovens que frequentam o local, além de facilitar a ocorrência de atos de vandalismo e outras situações indesejadas.