O vereador Matheus Cazarin está cobrando informações detalhadas por parte da Prefeitura, em relação à quantidade atual de leitos hospitalares disponíveis no município, leitos clínicos e de UTI. A solicitação foi dirigida ao secretário Antônio Juliano de Barros, de Saúde.
No documento ele busca informações como o número de leitos por mil habitantes, comparado com o que é preconizado pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), bem como se há estudos ou projetos em andamento visando a ampliação da capacidade hospitalar do município.
Ao fazer a solicitação, o vereador lembrou as constantes reclamações por parte da população quanto à falta de leitos hospitalares disponíveis, o que compromete o atendimento digno e eficiente à saúde pública em Corumbá.
“É imprescindível garantir o acesso universal e equitativo aos serviços de saúde, conforme assegura a Constituição Federal. A falta de leitos afeta diretamente o tempo de espera, o tratamento adequado e a resolutividade do sistema de saúde”, enfatizou observando que a obtenção dessas informações é essencial para que Câmara possa exercer seu papel fiscalizador e contribuir com soluções para a melhoria da saúde pública municipal.
PAGAMENTO
Ao mesmo secretário, o vereador pediu informações em relação aos pagamentos ainda não efetuados aos motoristas que prestam serviços em viagens vinculadas à Secretaria Municipal de Saúde, e, caso haja pendências, qual o número de viagens em aberto por motorista, bem como sobre a previsão do pagamento dos débitos existentes.
Disse ter sido abordado durante uma viagem oficial ao seminário ocorrido em Campo Grande, juntamente com o vereador Marcelo, por um motorista da Secretaria de Saúde do município de Miranda, em um posto de gasolina, que relatou ter realizado 11 viagens em serviço e que, até o momento, não recebeu nenhum pagamento referente a essas atividades.
LIMPEZA
Já ao secretário Marcelo Rodrigues Antunes, de Infraestrutura e Serviços Públicos, o vereador pediu serviços de limpeza urbana e roçada de mato no Bairro Popular Nova, que está com grande quantidade de mato alto e acúmulo de lixo nas vias públicas, o que tem causado transtornos aos moradores, favorecendo a proliferação de insetos, animais peçonhentos e aumentando os riscos à saúde pública.
Informou que, além disso, a situação compromete o tráfego de pedestres, prejudica a visibilidade nas vias e afeta a qualidade de vida da população local. “A roçada e a limpeza são medidas essenciais para garantir a segurança, o bem-estar e a dignidade dos munícipes”, justificou.